Para aceder ao Backoffice easypay terá sempre de efetuar uma autenticação forte (SMS ou App). Este procedimento é exigido pelas normas da PSD2 (Payments Service Directive 2) e tem como finalidade garantir que apenas acede ao Backoffice easypay quem for detentor do fator de autenticação forte. Este procedimento elimina, entre outros, as ações de phishing.
Para criar a sua Conta de Pagamentos via parceiro:
- Aceda através do parceiro ou escolha o parceiro em: https://backoffice.easypay.pt/register;
- É direcionado para o formulário de registo – insira os seus dados como o telemóvel;
- Recebe no telemóvel um código para a autenticação forte;
- Introduza o código e siga as instruções que recebe no email de confirmação.
- A partir desse momento, fica com acesso ao Backoffice easypay.
- Entre no backoffice e preencha o KYC (Know Your Customer) que é exigido pelo Banco de Portugal por sermos uma instituição de pagamentos (faça o upload de toda a documentação necessária);
- Quando terminar o preenchimento clique em “Submeter”;
- A informação será analisada para criar a Proposta de Adesão, que lhe será enviada por email. Assine e devolva por correio;
- Ao criar a Conta de pagamentos cria também uma Conta de Comissões – segregada da conta de pagamentos onde são debitadas as comissões easypay; por vezes a conta de comissões é da responsabilidade do Marketplace e não do comerciante;
- Recebe um email de confirmação com as instruções para fazer o 1º carregamento da Conta de Comissões, caso estas estejam a seu cargo. Se já é cliente easypay e está a criar uma conta adicional, não irá receber o email de confirmação. Deve contactar a easypay;
- A partir deste momento pode integrar a easypay e começar a transacionar;
- Irá receber a Proposta de Adesão por email que deve assinar.
- Devolva por por correio para: easypay. Rua Soares de Passos, 14B, 1350-118 Lisboa. Portugal.
- Quando recebermos a Proposta de Adesão assinada começamos a transferir os fundos regularmente.
Ao aderir via parceiro, estará a aceitar as condições impostas pelo mesmo.
Dependendo da parceria, poderá gerar os pagamentos por via do Backoffice do parceiro em questão, caso tente gerar um pagamento por via do Backoffice da easypay poderá dar erro.
Autenticação forte
O fator de autenticação forte pode ser por SMS (por defeito) ou por APP. A easypay recomenda a App por ser o fator mais seguro – veja aqui como alterar.
Desde 2019, os prestadores de serviços de pagamento (PSP) têm de efectuar a autenticação forte dos seus clientes sempre que estes queiram:
- Aceder em online à sua conta de pagamento;
- Iniciar um pagamento eletrónico.
Mais informações em: https://www.bportugal.pt/page/legislacao-e-normas-dsp2