8 dicas para preparar o seu e-commerce para o Natal

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8 dicas para preparar o seu e-commerce para o Natal

O final do ano é uma altura fundamental para o crescimento das vendas de qualquer e-commerce. Siga estas 8 dicas para conseguir crescer ao máximo.

No Natal passado, entre 26 de dezembro e 2 de janeiro, o e-commerce nacional registou números recorde: uma subida de 20% face ao período homólogo e de 219% face ao período mais intenso da pandemia, em 2019/2020. E as vendas não se limitaram apenas a produtos de tecnologia: saúde e beleza, gastronomia e vinhos, animais de estimação, informática e casa e decoração foram algumas das categorias que mais cresceram. Além disso, o comércio eletrónico em páginas portuguesas registou um incremento substancial, com os utilizadores a gastarem três vezes mais quando comparado com igual período do ano anterior. 

Boas razões para levar o comércio tradicional a reforçar a presença online e para que todos os negócios, físicos e digitais, comecem a preparar o mais cedo possível esta época natalícia. 

1. Analise o que funcionou em anos anteriores

O primeiro passo para qualquer campanha de Natal bem-sucedida é fazer uma análise detalhada das vendas do ano anterior. Que produtos foram mais vendidos? Que categorias foram mais representativas? Que dias são mais importantes e que tipo de clientes? Quais foram as campanhas mais eficazes?

Estes dados sazonais proporcionam uma melhor compreensão do que se pode esperar, do que funcionou bem no passado, do que deverá repetir e evitar. Os clientes easypay têm acesso a um histórico de transações que permitem fazer uma análise detalhada com a informação que se pode juntar também do site.

Depois, cruze esta informação com as tendências do ano e com o que os concorrentes estão a fazer. Este exercício ajuda a delinear estratégias de vendas de forma mais eficiente e a adequar os produtos oferecidos à procura, bem como controlar custos e investir apenas no necessário. 

Estimadas as vendas, está na hora de preparar o stock. Após uma análise sobre as tendências de mercado, as necessidades dos clientes e os produtos com mais procura, é necessário adotar mecanismos para assegurar a disponibilidade de stock para responder à procura. Numa altura de atrasos nas cadeias logísticas devido à pandemia e à guerra, as estimativas apontam para que este ano seja afetado por atrasos, pelo que é imperativo colocar as encomendas aos fornecedores com antecedência.

2. Identifique pontos de fricção na experiência de cliente

Ainda sobre a análise do que pode ser melhorado face a anos anteriores, é importante que as empresas estudem a experiência de compra e identifiquem fatores de insatisfação. É exatamente para isso que serve o Customer Journey Map, o “mapa” da experiência completa do cliente com uma marca, desde o momento em que conhece a empresa pela primeira vez, até à compra e utilização continuada de produtos ou serviços. 

A ausência de meios de pagamento adequados é uma das causas principais de insatisfação com a experiência de cliente e que leva a carrinhos abandonados. Para a evitar, é importante disponibilizar os meios de pagamento mais procurados: Cartões Visa e MastercardMB Way, Multibanco, buy now pay later com o Universo Flex e ainda o crédito online com o Santander Consumer Finance que estão acessíveis a todos os clientes easypay através de um único checkout. 

3. Dê ao cliente o poder de escolha

É fundamental disponibilizar estes meios de pagamento tradicionais de forma simples e prática. No entanto, ficar pelo “tradicional” já não chega. A diversidade de soluções de pagamento online tem vindo a crescer, e os clientes estão cada vez mais exigentes, querendo ter mais alternativas.

O IBAN Digital, por exemplo, é uma nova forma de fazer uma transferência bancária, sem necessidade de envio de comprovativo de pagamento e com reconciliação bancária automática. O Universo flex é o meio de pagamento que permite parcelar uma compra em 3 vezes em juros, ou 6/12 meses com juros e que está a ter uma enorme aceitação pelo consumidor por ser tão simples e rápido.

Já o Santander Consumer Finance é uma solução de crédito online, totalmente inovadora, para compras de 200€ até 5.000€. Com o Santander Consumer Finance, os comerciantes podem disponibilizar soluções de financiamento aos seus clientes finais, diretamente nas suas lojas online. A easypay atua como intermediário de crédito a titulo vinculativo, o Santander Consumer Finance como mutuante, para que o comerciante não precise de ser intermediário de crédito. Assim pode disponibilizar este meio de pagamento sem ter que se tornar Intermediário de Crédito.

4. Facilite o processo de checkout

Se, por um lado, os consumidores procuram maior diversidade e inovação nas soluções de pagamento, por outro não abdicam de uma experiência de pagamento simples e intuitiva. E em nenhum ponto da customer journey isso é tão importante como no checkout.

Um checkout demasiado complexo e demorado é uma das razões que levam os clientes a desistir da compra. Preencher muitos campos com dados pessoais e de faturação, ter de seguir demasiados passos até ao pagamento final, ou ser confrontando com custos adicionais, são alguns exemplos dos entraves apontados pelos utilizadores. Um processo simples e intuitivo, com o menor número de passos e introdução de informação, seguro e em conformidade com a legislação, é essencial.

Checkout da easypay oferece uma experiencia mais simples, rápida e intuitiva. Foi desenhado para reduzir a fricção nos pagamentos, pode ser customizado à imagem do seu negócio, está preparado para ser usado em qualquer dispositivo (telemóvel, tablet ou computador). Mais: Reduz cerca de 80% do esforço de integração e ainda permite configurar facilmente os meios de pagamento que quer disponibilizar. Conheça todas as vantagens do checkout da easypay e comece hoje a diminuir a taxa de carrinhos de compras abandonados na sua loja online.

5. Invista numa comunicação diferenciada para os vários momentos do ano

Esta fase do ano é uma altura de grandes campanhas para o e-commerce, a começar pela Black Friday, Cyber Monday, Mundial do Qatar, Natal, ano-novo e Reis. Planear e acompanhar os resultados destas campanhas é vital. 

A estratégia de Black Friday e Cyber Monday, por exemplo, não deverá ser a mesma que é utilizada para o Natal. A imagem, os produtos selecionados, as mensagens, os descontos, a duração, a comunicação – é importante que sejam ajustados para marcar as diferenças e criar um sentido de urgência. Este planeamento estratégico assegura que não há sobreposição de campanhas e permite que cada iniciativa seja mais eficaz e possa ser analisada de forma isolada. 

Por isso, prepare cada campanha isoladamente, mas com um fio condutor central. Para cada campanha, defina uma data de início e fim, os produtos a destacar e os descontos e, claro, uma imagem que se destaque. Evite focar-se exclusivamente em produto e em preço – algo que os consumidores têm tendência a esquecer após algum tempo. A par disso, comunique também o que torna a sua experiência diferenciadora.  

6. Atraia mais tráfego para a sua loja online

Mais tráfego não significa necessariamente mais vendas, mas é um excelente primeiro passo. As formas de aumentar o tráfego dividem-se essencialmente em dois tipos: pagas e gratuitas. As formas gratuitas incluem publicações nas redes sociais, artigos de blog, email marketing e outras atualizações no site e loja online com base em keywords relevantes. Por exemplo, a keyword “prendas para o amigo secreto” tem um pico de pesquisas nesta altura do ano e, como esta, haverá muitas outras relevantes para o seu negócio. 

Quanto a formas de comunicação pagas, falamos principalmente de anúncios nas redes sociais ou nos motores de busca. Esta solução implica que reserve um orçamento – mesmo que só pague efetivamente por cada clique. No entanto, tenha em conta que a concorrência nesta altura é mais acérrima e que o custo de aquisição tem vindo a aumentar, tendo já atingido uns históricos 30 $ por cliente. Por isso, se vai investir em comunicação paga, garanta que é diferenciadora e bem segmentada ao público-alvo mais importante para a sua marca.

7. Prepare a equipa 

A época natalícia, e a sucessão de grandes momentos de vendas, gera uma enorme pressão nas equipas de e-commerce, tanto a nível de vendas, apoio ao cliente, logística ou marketing. 

Ter uma equipa preparada, alinhada com as exigências dos consumidores e pronta a dar resposta de forma eficaz é essencial para garantir uma boa experiência durante as épocas festivas. Nesse sentido, invista previamente no dimensionamento adequado da equipa e na sua formação e motivação. Informações como as condições das promoções divulgadas a cliente, a disponibilidade de stock, prazos de entrega, ou meios de pagamento devem ser transmitidas a toda a equipa.

8. Conte com parceiros especializados

Numa altura de pico de vendas, mesmo com toda a preparação, não é possível fazer tudo sozinho. Nesse caso, procure o apoio de parceiros especializados em diferentes áreas. Por exemplo, em vez de tentar assegurar internamente toda a logística, pode considerar estabelecer uma parceria que cubra esta área. O mesmo se aplica também em relação aos pagamentos. 

Na easypay, desenvolvemos soluções de pagamento que simplificam a experiência dos utilizadores e que representam muitas vezes a diferença na compra de um produto ou serviço. Com cerca de 19 mil clientes, trabalhamos todos os dias para inovar no setor dos pagamentos e ajudar as marcas a ir mais longe. Disponibilizamos módulos e plugins para as plataformas mais conhecidas, como Shopify, Magento, Woocommerce ou Prestashop. Tudo isto com uma adesão única. Comece hoje a aumentar as suas vendas online, aqui.

Na easypay, encontra tudo o que precisa para aceitar todos os meios de pagamento. Siga estas dicas e comece hoje a preparar o seu e-commerce para o Natal.