A Metodologia SMART continua a fazer a diferença nos resultados das empresas décadas depois de ter sido criada. Descubra como a aplicar ao seu negócio.
Falta de clareza, interpretações ambíguas, esforços dispersos – é o que pode acontecer quando não é aplicada a Metodologia SMART. Com apenas cinco passos, simples e práticos, os negócios online podem começar a desbloquear processos e atingir os seus objetivos, de forma mensurável. Descubra como o fazer.
O que é a Metodologia SMART?
A metodologia SMART designa um conjunto de critérios a utilizar para definir objetivos de forma clara e mensurável. Cada letra da sigla corresponde a um elemento-chave a considerar neste processo.
- Específico (Specific). O objetivo deve ser preciso e bem definido, para evitar generalizações difíceis de concretizar.
- Mensurável (Measurable). O objetivo deve ser quantificável para que seja possível avaliar o progresso e determinar em que medida foi alcançado.
- Alcançável (Attainable). O objetivo deve ser realista e viável, considerando os recursos disponíveis e as restrições envolvidas.
- Relevante (Relevant). O objetivo deve estar alinhado com os objetivos maiores da empresa e ser relevante para a área de atuação ou contexto. Caso contrário, apenas estará a desperdiçar recursos.
- Temporal (Time-bound). A conclusão do objetivo deve ter um prazo definido, para não cair na tentação de ser adiado sempre que surja uma circunstância que pareça mais prioritária. Desta forma, é criado um quadro temporal para orientar o planeamento e das ações.
Um exemplo seria aumentar a taxa de conversão no checkout em 15% em relação ao mês anterior. Este objetivo seria Alcançável através de otimizações no fluxo de checkout, ao simplificar o processo e remover obstáculos, recorrendo, por exemplo, ao checkout otimizado da easypay. É Relevante pois melhora a experiência do cliente e maximiza o retorno sobre o tráfego do site. E é Temporal se definir o objetivo de o Alcançar nos próximos 60 dias.
Vale a pena aplicar a Metodologia SMART?
Numa palavra, sim. A Metodologia SMART pode fazer a diferença na forma como os comerciantes estabelecem e atingem objetivos de negócio. É uma ferramenta útil para converter objetivos gerais em objetivos concretos.
1. A Metodologia SMART fornece clareza
Objetivos generalistas tendem a ser vagos e não fornecem orientações claras sobre o que deve ser alcançado. Isto pode levar a interpretações diferentes e falta de foco. A Metodologia SMART fornece foco.
2. A Metodologia SMART permite medir o progresso
Sem objetivos específicos, é difícil, ou até mesmo impossível, avaliar o progresso de um projeto. A falta de critérios claros de medição não permite saber se as ações executadas estão realmente a contribuir para o sucesso – algo que a Metodologia SMART prevê.
3. A Metodologia SMART concede direção estratégica
Objetivos generalistas não fornecem uma orientação estratégica clara. Isto pode resultar em esforços dispersos, onde as atividades não estão alinhadas com as prioridades ou com as necessidades reais da empresa. A Metodologia SMART concede o rumo e o foco necessários.
Quais as limitações de Metodologia SMART?
Apesar da importância da Metodologia SMART para qualquer tipo de negócio, ainda assim pode não ser uma solução abrangente para todos os desafios. Existem duas limitações principais:
Nem todos os objetivos são quantificáveis
Este fator, à partida vantajoso, também pode revelar-se especialmente desafiante em algumas situações. Nem todos os objetivos ou resultados podem ser facilmente quantificados ou expressos em termos numéricos, o que pode limitar a aplicação desta metodologia em certos contextos. Por exemplo, a qualidade das relações comerciais ou a promoção da criatividade podem não se encaixar perfeitamente na estrutura SMART.
Falta de flexibilidade
A Metodologia SMART pressupõe que os objetivos se mantenham inalteráveis durante todo o processo, o que pode ser um problema quando ocorrem mudanças nas circunstâncias ou nos objetivos estratégicos.
Qual a origem da Metodologia SMART?
A origem da Metodologia SMART remonta ao início dos anos 80 e é atribuída a George Doran, um consultor de gestão norte-americano que procurava uma abordagem prática para estabelecer objetivos eficazes.
Em 1981, apresentou este conceito no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”, que rapidamente se popularizou entre os empreendedores.
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