Se tem uma loja online em Magento e quer aumentar as vendas ou se está a pensar começar um negócio, siga este guia com recomendações práticas para todos os negócios.
O que é o Magento e quais as vantagens para os comerciantes?
O Magento é uma plataforma que permite criar lojas online, semelhante ao Shopify ou WooCommerce. É open source e usado por mais de 250.000 comerciantes em todo o mundo e é especialmente popular entre as pequenas e médias empresas. Estas são as principais vantagens do Magento:
- Intuitivo: A interface intuitiva do Magento faz com que qualquer pessoa possa criar uma loja online, mesmo sem conhecimento de programação.
- Flexível: O Magento é altamente personalizável, o que significa que pode ser adaptado de acordo com as necessidades específicas de qualquer negócio.
- Escalável: com o Magento pode facilmente escalar para acomodar o crescimento de um negócio.
- Completo: O Magento vem equipado com uma grande quantidade de funcionalidades, incluindo ferramentas poderosas para gerir o inventário, clientes, encomendas e muito mais.
- Seguro: O Magento é uma plataforma segura que ajuda a proteger as empresas e os seus clientes de ameaças online.
No geral, o Magento é uma ótima escolha para quem procura uma plataforma de eCommerce robusta, flexível e fácil de utilizar. Mas apesar da simplicidade inicial, para crescer online com Magento é preciso ter em conta um conjunto de boas práticas.
Como vender mais em Magento?
Siga estas dicas para vender mais em Magento de forma simples e prática.
1. Acompanhe os resultados
Para melhorar, o primeiro passo é sempre medir. E para isso, o Magento tem uma série de plugins muito completos, que ajudam a acompanhar o estado das encomendas, receber notificações em caso de alterações e perceber em tempo real qual a evolução das vendas.
Por exemplo, a extensão Sales & Orders importa os produtos da sua loja Magento para canais de marketing como o Google Campaign Manager, ou o Facebook / Instagram Campaign Manager, para aumentar o alcance dos seus produtos – e as vendas.
Esta extensão permite-lhe lançar uma campanha de marketing em larga escala, com um dashboard simples para avaliar a sua eficácia. Após a instalação, a extensão otimiza automaticamente os feeds de produtos e adapta-os para cada canal digital: Google, Bing, Facebook e Instagram. O acesso à ferramenta é gratuito para até 10.000 produtos.
Para além desta extensão, pode também acompanhar os pagamentos através do Backoffice easypay, de forma muito simples e com um histórico alargado. Desta forma, sabe sempre o que está pago e o que falta pagar, e pode desbloquear as encomendas para envio rápido aos clientes.
2. Crie experiências personalizadas
A personalização é a chave para reter clientes e conquistar novos – quase 80% dos consumidores assumem que são mais suscetíveis a comprar produtos de marcas que lhes oferecem experiências de compra personalizadas.
Melhorias simples como dirigir-se aos clientes pelo nome em mensagens de marketing e enquanto fazem compras na loja Magento podem fazer a diferença. Além disso, o Magento permite criar experiências de compras mais personalizadas, com sugestões de produtos baseados nas compras passadas dos clientes. São as chamadas campanhas de “retargeting” e para as criar, pode recorrer a plugins para Magento como o AdRoll.
Este plugin permite criar campanhas de retargeting altamente personalizadas. O software utiliza os dados do comportamento do cliente – como as páginas em que passam mais tempo, e o tipo de interações que tiveram com o site – para criar anúncios direcionados que serão exibidos noutros sites que visitam.
O plugin também fornece uma ampla gama de relatórios para que possa acompanhar o desempenho das suas campanhas e fazer os ajustes necessários. Uma arma secreta para aumentar as vendas em Magento sem esforço.
3. Crie um programa de fidelização
Para ir mais longe, pode criar programas de fidelização personalizados que fazem os clientes sentirem-se valorizados e que, segundo alguns estudos, podem aumentar as vendas em Magento até 20%.
Por exemplo, o plugin Yotpo permite que as marcas criem programas de fidelização e referenciação personalizados. Com este plugin pode começar campanhas de “pontos”, definir níveis “VIP” exclusivos e até opções de prémios personalizáveis, tudo de acordo com o design da sua marca. Resultado? Os utilizadores são mais propensos a permanecer fiéis, o que por sua vez aumenta as vendas da sua loja online.
4. Recupere os carrinhos perdidos
Em algumas lojas online, a taxa de carrinhos abandonados pode chegar aos 80%. A média cifra-se em 66%. A extensão Cart Cupons para Magento reduz o abandono do carrinho de compras ao enviar cupões de desconto personalizados para estes clientes que deixaram a loja online sem comprar.
Esta extensão permite personalizar as políticas do carrinho de acordo com as necessidades do seu negócio. Por exemplo, pode alterar o e-mail e o valor do cupão de desconto dependendo do tamanho do carrinho abandonado. Além disso, se após um período de tempo personalizável não tiverem sido utilizados, os cupões são desativados automaticamente.
5. Melhore o checkout em Magento
A página de check-out é um elemento estratégico no processo de venda. Os checkouts demasiado complexos, com muitos passos e campos para preencher, são uma das principais razões de abandono de carrinho.
Para aumentar as vendas em Magento, é essencial tornar o processo de check-out curto e intuitivo, reduzir o número de passos necessários e condensar tudo numa única página. Para isso, na easypay desenvolvemos um novo checkout mais simples, rápido e intuitivo.
O checkout easypay para Magento é totalmente personalizável à imagem da marca, e adaptável a qualquer dispositivo, desktop, smartphone e tablets. E pode adicionar os meios de pagamento favoritos da audiência, como referência multibanco, MB Way, Visa e Mastercard e IBAN Digital com apenas um clique.
6. Ofereça a opção de guest checkout
Ainda no tema do checkout, uma forma simples de aumentar as vendas em Magento é permitir o pagamento ou checkout sem ter de criar uma conta, ou seja, o guest checkout. Desta forma, simplifica o processo pois o cliente não tem de introduzir os dados associados para a criação de conta, bastando digitar a morada onde quer receber e as informações de pagamento.
A pensar precisamente nesta necessidade, o módulo easypay para Magento dois tipos diferentes de pagamento. O pagamento pontual é indicado para compras esporádicas, que não se sabe se voltarão a acontecer, como a compra de uma peça de roupa.
Já os pagamentos frequentes são os mais recomendados para compras recorrentes, mas sem uma periodicidade ou valor pré-estabelecidos, como é o caso de compras recorrentes numa mesma loja, em que o cliente só têm de introduzir os dados de pagamento uma vez e a partir daí ao realizar mais uma compra já não tem que incluir os seus dados de pagamento. Ofereça esta opção aos seus clientes para aumentar as vendas em Magento.
7. Disponibilize mais meios de pagamento
Atualmente, já é possível viver sem tocar em dinheiro. Criptomoedas, contactless, e-wallets, Buy Now Pay Later, e soluções de crédito para compras online como a disponibilizada pelo Santander Consumer Finance em parceria com a easypay, estão a transformar o panorama dos pagamentos online.
São tendências que dão resposta a uma necessidade clara dos consumidores por meios de pagamento seguros e ágeis. Acima de tudo, os clientes valorizam a escolha por conveniência.
O módulo easypay para Magento funciona perfeitamente com os métodos de pagamento preferidos em todo o mundo, como Cartões Visa e Mastercard, referências multibanco e MB Way. Dê aos seus clientes o meio de pagamento da sua preferência e faça crescer o seu negócio.
Como aceitar pagamentos em Magento?
Ao instalar a gateway easypay para Magento na sua loja online passa a poder aceitar pagamentos, disponibilizando os meios de pagamento preferidos dos seus clientes como Referência Multibanco, MB Way e Visa e Mastercard.
Adira à easypay com apenas alguns cliques e aumente as vendas em Magento. Faça o registo sem custos, aqui.