Pagamentos online: o que mudou nos acessos às contas

pagamentos online da easypay

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Pagamentos online: o que mudou nos acessos às contas

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Tal como já acontece nos acessos online às contas bancárias, a partir de 31 de dezembro de 2020 os bancos/prestadores de serviços de pagamentos online devem solicitar autenticação forte aos seus clientes sempre que estes efetuam compras online com cartão.

O que é e como funciona a autenticação forte?

Se usa o homebanking ou a app do seu banco ou se faz compras e pagamentos online, saiba desde já que as regras dos serviços de pagamento mudaram em toda a União Europeia a pensar na sua segurança.

Desde setembro de 2019, os prestadores de serviços de pagamento passam a ter de efetuar a autenticação forte dos clientes, conhecida como SCA – Strong Customer Authentication sempre que estes desejem:

  • Aceder à sua conta bancária online
  • Efetuar um pagamento digital
  • Realizar uma ação remota que apresente risco de fraude ou outras situações semelhantes no pagamento.

Ao realizar a autenticação forte, os bancos/prestadores de serviços de pagamentos solicitam ao cliente dois ou mais elementos pertencentes às categorias de “conhecimento” (por exemplo, uma palavra-passe ou PIN), de “posse” (por exemplo, um código enviado por SMS para o telemóvel, provando, desta forma, a posse do dispositivo), e de “inerência” (uma caraterística que identifique o utilizador, como a impressão digital).

Novas medidas de segurança nos pagamentos online

Para continuar a efetuar pagamentos online com cartão, contacte o seu banco/prestador de serviços de pagamento e informe-se sobre as alterações previstas.

A autenticação forte do cliente permite validar a sua identificação e a legitimidade para utilizar o serviço de pagamento com segurança acrescida.

Fonte: Banco de Portugal