Pagamentos digitais: a importância para o comércio tradicional

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Pagamentos digitais: a importância para o comércio tradicional

Pagar com um swipe. Aceitar a transferência com um clique. Os
pagamentos digitais já fazem parte da vida dos consumidores. Melhoram a experiência de compra, facilitam as interações e já são vistos como uma prioridade por muitos gestores.

Mas nem sempre foi assim. Ao longo dos últimos anos, e em especial desde o início da pandemia, a estratégia de pagamentos adotada por uma empresa tem vindo a ganhar relevância. Hoje, o valor dos pagamentos digitais é evidente para os líderes. Mas o que são exatamente os pagamentos digitais?

O que são pagamentos digitais

Os pagamentos digitais são a transferência de valor de uma conta para outra usando um dispositivo digital. Neste âmbito incluem-se, por exemplo, as transferências que partem de um smartphone ou smartwatch, verificadas num POS (Ponto de Vendas) ou num computador. Esta definição inclui pagamentos feitos com transferências bancárias e cartões de crédito ou débito.

De há uns anos a esta parte, o comércio tradicional tem vindo a aderir a estas formas de pagamentos digitais. O conceito Amazon Go, de supermercados sem caixa, é apenas um exemplo, como o MBWayv e as carteiras digitais. A tendência para os pagamentos digitais veio para ficar e traz várias vantagens tanto para o consumidor como para os comerciantes.