Da melhoria da relação com os clientes, ao reforço da informação online, sem esquecer os métodos de pagamento disponíveis, no competitivo mundo dos Marketplaces todos os pormenores contam para aumentar as vendas. Descubra como o conseguir com estas 6 dicas.
1. Crie uma excelente relação com os clientes
A relação com os clientes é o segredo de qualquer Marketplace. Por um lado, é importante cumprir as expectativas no que diz respeito aos prazos de entrega, políticas de reembolso, devolução e trocas. Por exemplo, com a solução de pagamentos easypay desenhada especificamente para Marketplaces, pode reembolsar os clientes pelo meio de pagamento que foi utilizado pelo cliente, sempre que o meio de pagamento o permita
Mas para criar uma excelente relação com os clientes há que ir mais longe e estar atento a todas as interações com os clientes, nos mais diversos canais. Se receber uma questão de um utilizador nas redes sociais, responda dentro de horas, não dias.
O mesmo se aplica ao período pós-venda. Os utilizadores confiam nos Marketplaces porque sabem que têm uma garantia extra, e confiam que a plataforma os defenda em caso de litígio com os vendedores. Neste cenário, a melhor opção é oferecer atendimento ao cliente que responda às expectativas dos clientes via telefone, e-mail e até chatbot, dependendo do volume de vendas.
2. Melhore a qualidade da informação online
A utilização de descrições precisas e completas de produto é fundamental para o sucesso de um Marketplace. Evite utilizar as descrições do produto utilizadas pelo fabricante, uma vez que podem assemelhar-se a spam. Pelo contrário, acrescente valor nas descrições, e na forma como organiza a informação.
Utilize imagens de produtos com elevada resolução e qualidade, em diferentes contextos e cenários. Prefira imagens próprias para que os seus produtos sejam apresentados como únicos e reais diante dos seus clientes. Por último, mas não menos importante, crie vídeos de produtos se realmente quiser que os seus visitantes convertam. O marketing de vídeo não só permite que os seus produtos vendam cada vez mais, como também melhora a exposição da marca e a reputação online.
3. Inclua reviews de clientes
As avaliações de produtos têm um papel fundamental no envolvimento dos clientes e na perceção de confiança para a sua marca. As classificações e avaliações dos produtos ajudam os utilizadores a tomar decisões de compra informadas e melhoram a experiência de compra. As vantagens fazem-se sentir também do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization) que leva a maior tráfego de visitantes. Ao permitir que os seus clientes escrevam comentários sobre produtos, estará a dar visibilidade para os seus produtos em resultados de pesquisa.
Dado a importância das opiniões dos consumidores, dê incentivos aos seus clientes para escrever avaliações e classificar os seus produtos através de descontos exclusivos ou brindes. Esta seção de classificação deve permanecer sempre visível e sem “censura”, ou seja, sem ocultar comentários negativos, para os quais deverá estabelecer um protocolo de resposta.
4. Atualize os preços automaticamente
Os preços nos Marketplaces nunca foram tão dinâmicos – em alguns casos, podem chegar a variar a cada 15 minutos. Para que seja sempre competitivo, estabeleça os principais concorrentes que quer acompanhar a nível de preço e use ferramentas de monitorização automáticas que analisam a concorrência online e atualizam automaticamente o PVP. Desta forma, não irá perder vendas porque algum cliente encontrou o mesmo produto mais barato noutro lado.
Ocasionalmente, pode oferecer promoções exclusivas. Esta é uma forma de aumentar as suas vendas sem alterar os preços de todo o catálogo do Marketplace. Pode anunciar estes descontos e vendas online, como por exemplo através de anúncios nas redes sociais ou do próprio portal de vendas.
5. Automatize os processos administrativos
A automatização dos processos administrativos e de backoffice é essencial para garantir uma experiência de utilização uniforme e de elevada qualidade e para libertar a equipa de gestão para tarefas de maior valor acrescentado. Neste domínio, a easypay tem desenvolvido um conjunto de soluções que visam não só simplificar e responder às tendências atuais do mercado, mas também antecipar as inovações que o futuro reserva.
Exemplos disso são a solução Split Payments, que possibilita a divisão dos fundos por múltiplos comerciantes, ou marketplace e comerciantes, logo no momento do pagamento. Destaque ainda para a nossa solução de subscrições, uma ferramenta de gestão de pagamentos recorrentes que permite aos comerciantes aumentar a fidelização dos clientes e ainda o crescimento do negócio pela entrada de receitas regulares.
A adição de novos comerciantes é simples com a API e a comissão da easypay pode ser paga pelo Marketplace, pelo comerciante ou dividida pelos vários intervenientes.
6. Disponibilize os métodos de pagamento favoritos dos clientes
A falta de métodos de pagamento é um dos principais obstáculos às compras online e responsável por grande parte dos carrinhos de compra abandonados. Por isso, na easypay investimos permanentemente na disponibilização de novas soluções de pagamento.
A nossa gateway de pagamentos permite que disponibilize todos os meios de pagamento favoritos dos clientes, como Referência Multibanco, MB Way, Cartões Visa & Mastercard, Débito Direto, e Transferência bancária com IBAN digital Santander Consumer Finance (Crédito Online para compras online) e o Universo Flex para os pagamentos parcelados (parceria com a Sonae Financial Services).E todos numa única gateway.
Mais, as nossas soluções de pagamento estão em conformidade com a diretiva PSD2 (Diretiva 2015/2366), que indica que se os Operadores de Marketplace atuarem como intermediário para as transações entre duas ou mais partes, devem ter o suporte de uma entidade de pagamento autorizada.
Na easypay, somos especialistas em soluções de pagamento para Marketplaces, que aumentam as vendas e melhoram a experiência dos utilizadores. Entre em contacto com a nossa equipa para saber o que podemos fazer pela sua marca.