Intuitivo, muito completo e versátil, o WooCommerce é uma das principais plataformas para lojas online. Mas apesar de ser muito fácil começar, para crescer é preciso seguir um conjunto de boas práticas. Descubra como vender mais em WooCommerce com estas dicas.
O que é o WooCommerce e quais as vantagens?
O WooCommerce é um plugin WordPress que permite aos utilizadores transformar rapidamente um site numa loja online. É uma plataforma indicada para empresas de todas as dimensões e setores, muito fácil de usar e configurar, e com várias funcionalidades e opções de personalização. Na prática, é semelhante a outras plataformas como Shopify, Magento ou PrestaShop.
Com o WooCommerce, é possível vender produtos físicos e digitais, como software, obras de arte digitais ou NFT. Na versão mais completa, inclui funcionalidades como gestão de stock, processamento de pagamentos em várias moedas, acompanhamento de envios e tratamento de impostos em várias geografias. Para além disso, é facilmente escalável, e uma pequena loja online em WooCommerce pode crescer em funcionalidades para acompanhar as vendas. Não admira que seja uma escolha popular para empresas que procuram vender online de forma rápida e ágil.
Mas apesar de ser muito intuitivo e de dar a qualquer pessoa (mesmo sem conhecimentos de programação) a possibilidade de vender online, aumentar as vendas em WooCommerce a partir de determinado ponto pode ser um desafio – até para os gestores de ecommerce mais experientes. Para isso, é necessário seguir estas melhores práticas.
Como vender mais em WooCommerce?
Para vender mais online com WooCommerce, siga estas dicas.
1. Dedique tempo a escolher o template WooCommerce
Esta é uma das principais vantagens – e um dos maiores riscos – de criar uma loja online com WooCommerce. O WooCommerce vem equipado com uma série de templates (ou modelos) que já trazem predefinidas as principais páginas que qualquer loja online pode necessitar. Por um lado, a utilização de templates poupa tempo e assegura um mínimo de qualidade. Mas por outro, pode ser limitativo sem conhecimentos de programação. A maioria dos elementos – do tipo de letra às cores – pode depois ser personalizada, mas quanto mais próximo for o template base escolhido do resultado final esperado, melhor.
A escolha do template WooCommerce para a sua loja dependerá de uma série de fatores, incluindo o tipo de produtos vendidos, o design do site atual (não da loja), e até do orçamento disponível – isto porque existem templates gratuitos e outros, mais premium e flexíveis, pagos. Por exemplo, se vender muitos bens físicos, vai precisar de um template que inclua um carrinho de compras e um processo de check-out rápido e eficaz (já conhece o novo checkout easypay?). Por outro lado, se vender produtos digitais, precisará de um modelo que facilite a exibição e venda dos seus produtos.
Outro fator importante a ter em conta é o design geral do seu website. Por exemplo, se tem um site muito simples e clean, a escolha do template deverá manter esta linha de estilo, para não haver um “corte” entre o design do site e da loja.
2. Organize os produtos em categorias e subcategorias
Este será um dos primeiros passos que terá de fazer depois de instalar o Plugin de WooCommerce no seu site WordPress e escolher o template. A organização dos seus SKUs em produtos e categorias vai definir a organização de toda a loja – e a experiência global do cliente. Uma loja desorganizada, com produtos em “gavetas” diferentes daquelas que seriam mais óbvias vai confundir o cliente e levar a que perca oportunidades de venda.
3. Utilize fotos e vídeos de produtos de alta qualidade
Em WooCommerce, como em qualquer outra loja online, a fotografia é essencial. Certifique-se de que as fotos dos produtos são de alta qualidade, nítidas e tiradas de vários ângulos. Isto ajuda os potenciais clientes a ver o que estão a comprar e a tomar uma decisão informada. Para além de transmitir confiança para avançar com a compra, evita surpresas desagradáveis ao receber o produto.
4. Utilize títulos dos produtos convincentes e com keywords relevantes
Os títulos dos produtos são essenciais para vender mais em WooCommerce. Em primeiro lugar, são uma das primeiras coisas que os potenciais clientes veem quando estão à procura de um produto online. Isto significa que o título deve ser cativante e descritivo para fazer com que o cliente queira clicar.
Em segundo lugar, o título é importante para efeitos de SEO (Search Engine Optimization), responsável pela apresentação de uma dada página nos primeiros resultados dos motores de busca. Um título otimizado pode ajudar o produto a aparecer mais acima nos resultados de pesquisa. Finalmente, um bom título de produto pode ajudar a criar um sentido de identidade e confiança da marca. Em WooCommerce, tem várias opções de configuração dos títulos de produtos, podendo até utilizar “tags” dinâmicas que compõem uma parte do título a partir do nome da página e da categoria, e Plugins SEO que avaliam se a keyword está presente e se é relevante.
5. Melhore as descrições dos produtos
As descrições dos produtos são outro elemento fundamental para vender mais em WooCommerce. Podem ajudar a convencer um potencial cliente a comprar um produto, fornecer informações sobre o que o produto é e faz, e porque é que o devem comprar.
As descrições de produtos devem ser o mais completas possível e escritas de forma persuasiva, realçando diretamente as vantagens e características mais valorizadas pelo público-alvo sem recorrer a linguagem excessivamente técnica. A descrição também deve ser rica em palavras-chave (keywords) para ajudar a melhorar o ranking do motor de busca da página, tal como com os títulos.
Com o WooCommerce, pode configurar as páginas de produto de forma a incluir descritivos organizados em texto, pontos chave e tabelas. É possível também incluir ícones, documentos anexos, reviews de clientes e muitos outros elementos para “compor” a página do produto e transmitir informação essencial de forma organizada.
6. Ofereça os portes de envio
O envio gratuito é outra ótima maneira de aumentar as vendas na sua loja WooCommerce e um poderoso incentivo à compra. Os clientes são mais propensos a comprar vários itens se não tiverem de pagar pelo envio – pelo menos não à parte – e são mais propensos a tornarem-se clientes fiéis. Quando confrontados com taxas, impostos e encargos inesperados numa fase final da compra, como o checkout, a maioria dos clientes desiste. Além disso, os envios gratuitos podem ajudar a criar a consciência da marca e a fidelização do cliente.
Em WooCommerce, é possível parametrizar envios gratuitos a partir de um certo montante, (por exemplo, “Envio gratuito para compras a partir de x euros”) independentemente do número de produtos comprados. Pode ainda definir envios gratuitos para certos países ou apenas para alguns produtos – como os que estão em promoção ou a prestes a chegar ao fim de ciclo de vida.
7. Promova os seus produtos em vários canais – mas traga os clientes para o WooCommerce
As redes sociais, o email marketing e os anúncios online são ferramentas poderosas que pode usar para promover os seus produtos. Mas para que sejam eficazes, certifique-se de incluir os links e call-to-actions para a sua loja WooCommerce.
Por exemplo, o Plugin Facebook WooCommerce permite partilhar produtos da loja online na sua “loja” de Facebook e Instagram. Nas lojas das redes sociais não é possível terminar compras, mas servem de montra para os produtos, mas dão exposição aos produtos e aumentam o tráfego para o site. O plugin também permite que corra anúncios no Facebook para os seus produtos.
O email marketing é outra ótima forma de promover os seus produtos. A partir do WooCommerce e sem ter de recorrer a ferramentas externas, pode enviar e-mails regulares aos seus clientes destacando os seus produtos mais recentes e incluindo links para produtos. Para além disso, pode automatizar envios de email para carrinhos abandonados, confirmação de encomendas e até recomendação de produtos relacionados.
9. Utilize anúncios de retargeting para promover os seus produtos
Os anúncios de retargeting são uma forma de publicidade online que permite às empresas direcionar anúncios para utilizadores que já visitaram o seu website ou interagiram de alguma forma com a sua marca. Esta é uma forma eficaz de chegar a pessoas que podem estar interessadas no seu produto ou serviço em WooCommerce, mas que precisam de um pequeno “empurrão” para se converter em clientes.
Para que sejam eficazes na subida das taxas de conversão e na geração de leads ao criar uma campanha de retargeting, é essencial garantir que os anúncios sejam relevantes para o utilizador e não intrusivos.
10. Utilizar testemunhos e comentários
As avaliações e testemunhos dos clientes são importantes por dois motivos. Por um lado, ajudam potenciais clientes a conhecer melhor a oferta de uma empresa e a tomar decisões informadas. Por outro lado, o feedback dos clientes é essencial para ajudar uma empresa a melhorar os seus produtos ou serviços, identificando áreas que precisam de ser trabalhadas.
Com o WooCommerce, os clientes podem deixar críticas depois de terminar uma compra. Quando escrevem uma avaliação, é-lhes pedido que avaliem o produto numa escala de 1 a 5 estrelas – para além da crítica escrita. O nome, a localização e a data também são apresentados.
11. Ofereça os meios de pagamento favoritos dos clientes
Só com diferentes meios de pagamento é possível atender às necessidades de todos os clientes. Algumas pessoas podem não ter cartão Visa & Mastercard ou não o querer usar. Outros podem preferir pagar as compras online por MB Way, ou por transferência bancária. E agora há ainda a possibilidade dos pagamentos parcelados (Universo Flex) e mesmo do crédito online (Santander Consumer Finance).
Ter diferentes meios de pagamento dá aos clientes mais opções e torna-os mais propensos a concluir uma compra. Com a easypay tem todos estes meios de pagamento disponíveis, garantindo que o seu cliente pode escolher o que é da sua preferência.
Por outro lado, diferentes métodos de pagamento também podem atrair diferentes tipos de clientes. Por exemplo, com MB Way é mais fácil fazer compras por impulso do que com cartão de crédito. Os clientes que usam estes métodos de pagamento podem muitas vezes fazer check-out com apenas alguns cliques, o que pode aumentar as taxas de conversão.
Por fim, oferecer diferentes métodos de pagamento cria uma relação de confiança. Os clientes são mais propensos a confiar numa loja que oferece várias opções de pagamento porque sabem que podem escolher aquela com que se sentirem mais confortáveis.
Como aceitar pagamentos em WooCommerce?
Ao instalar a gateway easypay na sua loja online passa a poder aceitar pagamentos através de WooCommerce, disponibilizando os meios de pagamento preferidos dos seus clientes como Referência Multibanco, MB Way, Santander Consumer Finance, Universo Flex e Visa e Mastercard.
Para isso, basta seguir estes passos:
- Faça login no backoffice do seu site, clique em Plugins > Add new e faça upload do ficheiro zip
- Aceda ao plugin, clique em WooCommerce > Settings > Checkout e encontre o nosso plugin perto da barra superior ou listado em baixo,
- Introduza os dados easypay, ative o plugin e copie os URLs fornecidos para o backoffice easypay em URL Configurations
Adira à easypay com apenas alguns cliques e aumente as vendas do seu WooCommerce. Faça o registo sem custos, aqui.