As moedas e as notas dão lugar aos pagamentos digitais e cashless. E se há coisa que a Covid-19 nos tem mostrado é como é necessário antecipar o futuro dos pagamentos.
Mais seguro, mais prático, mais cómodo
O dinheiro, como o conhecemos, já tinha uma tendência para desaparecer, mas a pandemia veio acelerar este eclipse e deu-lhe uma carga negativa.
Neste momento, manusear dinheiro pode contribuir para a transmissão do vírus – tudo o que todos queremos evitar. Logo, não usamos dinheiro e quando nos obrigam acabamos até por ficar irritados e com uma imagem negativa da loja.
Isto contribuiu decisivamente para que o pagamento sem contacto e à distância, se torne naturalmente no novo normal, quebrando as barreiras naturais de habituação e de alguma desconfiança sobre a sua utilização.
As vantagens da economia Cashless
As fintech, como a easypay, têm estado a responder a estas necessidades urgentes e a trazer as tecnologias do futuro para os dias de hoje. Mas o dinheiro também se está a transformar, porque as novas soluções de pagamento proporcionam mais informação.
Podemos saber com precisão onde fizemos as compras, o que comprámos, verificarmos as nossas faturas e até partilhar com os nossos amigos e família todas estas novas experiências de pagamento.
Por outro lado, as próprias lojas onde fazemos os pagamentos poderão usar a informação sobre as nossas compras para melhorar as nossas opções e simplificar as nossas vidas.
É mais fácil decidirmos quando temos a informação à mão. Tudo isto será possível com plataformas que serão mais rápidas e que terão maior capacidade de armazenar informação e sobretudo de interpretá-la, protegendo sempre a privacidade dos nossos dados.
Explore ainda os meios de pagamento digitais no “novo normal”.
Fonte: Jornal Económico