Black Friday e Cyber Monday: o melhor do ano está a chegar

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Black Friday e Cyber Monday: o melhor do ano está a chegar

A Black Friday e Cyber Monday são os dias grandes do ecommerce nacional e representam 18% de todas as vendas online do ano. Prepare a sua empresa com estas dicas.

A Black Friday e a Cyber Monday são dois dos maiores dias de compras do ano, em Portugal e no mundo. No nosso país, já representam 18% de todas as vendas online, um pico de vendas que exige cuidados e preparação aos comerciantes.

O que é são a Black Friday e o Cyber Monday e qual a importância para o ecommerce português?

Este ano, a Black Friday ocorre a dia 25 de novembro, a última sexta-feira de novembro. Logo na segunda-feira a seguir, dia 28 de novembro, ocorre o Cyber Monday.

Estes são dois dos maiores dias (e noites) de vendas para os comerciantes, principalmente para os negócios online: em média, em 2021, os consumidores gastaram perto de 66 euros com pagamentos em cartão só no Black Friday. E a tendência é de subida: em 2021, registou-se um crescimento de 20% nestas duas datas em comparação com 2020. 

E cada vez se fala não de uma Black Friday, mas de uma Black Week – uma semana inteira de promoções e descontos. Os dados de 2021 revelam que esta é uma nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias que antecedem a data, e já não esperam por sexta-feira.

Categorias como perfumaria e cosmética, moda e acessórios, jogos e brinquedos, tecnologia, e material desportivo estão em particular destaque nestas datas. Tudo somado, só a Black Friday representa nada menos do que 18% das vendas online do ano, em Portugal. Uma enorme oportunidade para empresas de todas as dimensões, mas que deve ser preparada com tempo.

Como preparar o ecommerce para a Black Friday e Cyber Monday?

De forma simples, a Black Friday e a Cyber Monday podem ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Com uma boa preparação, ofertas e descontos especiais, as empresas podem incentivar os consumidores e ainda comunicar novos produtos ou serviços. Mas para o fazer, é necessário seguir algumas dicas. Estas são algumas das formas essenciais de preparar o seu negócio.

1. Certifique-se de poder lidar com o aumento das transações

A Black Friday e a Cyber ​​Monday são os dias de compras mais movimentados do ano, portanto, o site e loja online devem ser capazes de lidar com o fluxo adicional de visitantes. Teste a loja online com antecedência para garantir que aguenta os utilizadores – e transações – adicionais. 

Reforce e dê formação à equipa. Inclua mais informações específicas sobre a Black Friday e Cyber Monday. Prepare as comunicações nas redes sociais e email marketing com tempo. Tenha definidas as respostas às questões mais comuns, sobre prazos de entrega, garantias, devoluções ou meios de pagamento.

2. Aceite vários métodos de pagamento

A ausência de meios de pagamento adequados é outra das causas principais de carrinho abandonado. Cartões de crédito Visa e Mastercard, MB Way e Multibanco são alguns dos mais óbvios e procurados pelos consumidores, e estão acessíveis a todos os clientes easypay diretamente através do checkout. Mas a diversidade de soluções de pagamento online tem vindo a crescer, e os clientes estão cada vez mais exigentes, querendo ter mais alternativas de meios de pagamento e especialmente acesso ao buy now pay later e mesmo crédito online .

As soluções de parcelamento dos pagamentos são uma das últimas tendências. Tornam possível comprar um produto e pagar em prestações com ou sem juros, mesmo em compras de baixo valor. Os clientes easypay já podem integrar esta opção no checkout, com o Universo Flex. Com o Universo Flex, os comerciantes disponibilizam aos seus clientes uma forma de parcelar o pagamento com Cartão Universo em 3 vezes sem juros ou 6/12 com juros, sem ter de ser Intermediário de Crédito.

Também o crédito para compras online deve ser considerado nesta edição da Black Friday e Cyber Monday. Com o Santander Consumer Finance, os comerciantes podem disponibilizar soluções de financiamento aos seus clientes finais, diretamente nas suas lojas online. Fale connosco e adira antes do black friday pois ambos os meios de pagamento promovem o aumento do ticket médio de compra e a fidelização.

3. Mantenha a oferta competitiva

Não há como escapar à “febre” das promoções nesta altura. Sem uma oferta competitiva, dificilmente terá forma de atrair consumidores. A Black Friday e a Cyber ​​Monday têm tudo a ver com conseguir as melhores ofertas, por isso certifique-se de que os seus preços estão alinhados com a concorrência. 

Considere uma ferramenta de comparação de preços para poder perceber o seu posicionamento de forma automática e receber alertas caso um concorrente crie uma promoção relâmpago. Mais: tenha bem definido até onde pode ir, para não sacrificar a margem em prol de um crescimento pouco sustentado.

4. Verifique o stock

Certifique-se de ter stock suficiente disponível para dar resposta à procura. Para isso, faça uma previsão com base nas vendas das mesmas datas nos anos anteriores e, atempadamente, coloque as encomendas correspondentes. Lembre-se que os fornecedores podem apresentar  níveis de serviço diferentes do normal devido ao pico de trabalho nesta altura.

4. Disponibilize envios gratuitos

As taxas escondidas continuam a ser um dos principais motivos que levam os consumidores a desistir das compras online. Entre estas taxas, os portes de envio são os mais comuns. Na Black Friday e Cyber Monday, simplifique: inclua os portes de envio no preço, para transmitir uma imagem de preço final mais transparente aos clientes.

5. Reveja o checkout

A página de checkout é decisiva para garantir a compra. Se for bem estruturada, com os vários métodos de pagamento apresentados de forma organizada e intuitiva, há uma maior probabilidade de que o consumidor finalize a compra. Caso contrário, poderá desistir e todo o esforço que conduziu a esse momento será em vão. 

O NOVO CHECKOUT EASYPAY  foi desenhado e desenvolvido para reduzir a fricção nos pagamentos. É totalmente customizável à imagem da marca, e adaptável a qualquer dispositivo, desktop, smartphone e tablets. Com o checkout easypay basta um clique para adicionar novos meios de pagamento. ​ 

Seguindo essas dicas, é mais fácil garantir que o seu negócio online está preparado para esta edição de Black Friday e Cyber Monday – os dias de compras mais movimentados do ano.