Os métodos de pagamento estão a ganhar um papel cada vez mais relevante em todos os negócios (online e offline) porque proporcionam novos modelos de negócio que permitem acelerar as vendas, ganhar eficiências operacionais e criar fidelização dos clientes. É o exemplo da solução de subscrição.
Empresas assentes no modelo de subscrição
Todos conhecemos este modelo em serviços como a Netflix ou o Spotify, mas a grande novidade é quando empresas que vendiam produtos conseguem transformar a venda do produto num serviço através das subscrições.
É o exemplo da Cornerstone, uma empresa de produtos de barbear inglesa, que transformou a venda do seu produto na venda de um serviço.
Ao identificar o interesse e a necessidade dos seus clientes em ter regularmente lâminas de barbear em casa (sem ter que se preocupar quando vai chegar o dia em que já não tem e se esqueceu de comprar), criou um serviço de subscrição. Este serviço permite ao cliente receber em casa as suas lâminas, e ainda um conjunto de outros produtos (cremes, gel, etc.) que valorizam a marca e promovem a satisfação e a fidelização do cliente.
Também a HP entrou na onda, com o serviço Serviço HP Instant INK, com cinco planos possíveis de subscrição, que permitem receber os tinteiros em casa antes de ficar sem tinta na impressora.