Vivemos na era da tecnologia e da digitalização, no período de expansão da inteligência artificial e do machine learning. Nunca, como agora, a sociedade registou uma transformação tão profunda e tão rápida como aquela que temos assistido nos últimos anos.
Ainda assim, em algumas áreas continuamos a viver e a trabalhar na Idade da Pedra. Falo, em particular, da realidade do sistema financeiro, onde a banca tradicional tem demorado a apanhar o “comboio” da inovação para atender às novas necessidades dos seus clientes, nomeadamente, das empresas.
Boom do e-commerce obriga a aperfeiçoar redes transacionais
Fintech: a resposta para um sistema financeiro arcaico
Basta olharmos para a forma arcaica e obsoleta como ainda se fazem os processos de reconciliação bancária para perceber que há um longo caminho a desbravar no que diz respeito à identificação de movimentos e ao acesso à informação financeira.
Mas enquanto em Portugal esperamos pelo próximo comboio, pela próxima oportunidade de inovação, lá fora as instituições financeiras estão a dar passos gigantes com o poder de transformar o sistema financeiro mundial.