Uma em cada 2 empresas já usa IA Generativa em pelo menos uma área de negócio. O crescimento desta tecnologia tem sido digno de nota – mas quase todos os especialistas concordam que este é apenas o início. Afinal, o que é exatamente a IA Generativa, como funciona e qual o impacto que pode ter no futuro da sua empresa?
IA Generativa: o que é?
A IA Generativa é um ramo da Inteligência Artificial especializado em gerar novos dados ou conteúdo com base em padrões aprendidos a partir de dados anteriores.
Tipos de IA
Fonte: GAI Insights
Dito doutro modo, em vez de apenas analisar e classificar dados, como acontece na Inteligência Artificial tradicional, a IA Generativa tem a capacidade de criar novos dados a partir de inputs prévios. A IA Generativa está a deixar a sua marca em vários setores e atravessa todo o tipo de empresas. Por exemplo, os dados revelam que os setores financeiro e de consumo estão entre os mais afetados, especialmente quando envolvem automatização de tarefas.
Como funciona?
Para compreender o funcionamento da IA Generativa, é necessário revisitar o conceito de Deep Learning, particularmente as Redes Neurais Artificiais (RNAs). Estas sistemas são inspirados no funcionamento do cérebro humano, e são compostos por duas redes neurais que competem entre si: o gerador e o discriminador. O gerador cria amostras de dados, enquanto o discriminador tenta distinguir quais as amostras geradas artificialmente e quais os dados reais. Ao longo do tempo, o gerador melhora as suas competências de criação de dados sintéticos, enquanto o discriminador também evolui na deteção de conteúdo fake.
Não é de admirar que a IA Generativa impressione pelas suas capacidades em várias aplicações. Desde a criação de imagens e vídeos de alta qualidade até à criação de música e a produção de texto natural ou código, a IA Generativa está a redefinir os limites da criatividade.
Como a IA Generativa pode beneficiar a sua empresa?
A IA Generativa pode trazer uma série de benefícios para os comerciantes e também para os seus clientes.
- Personalização da experiência do cliente. Alguns algoritmos de IA já analisam o histórico de compras e preferências dos clientes para recomendar produtos relevantes ou oferecer descontos personalizados no momento do checkout.
- Segurança e deteção de fraudes. Os algoritmos de IA Generativa podem ser treinados para identificar padrões suspeitos ou atividades fraudulentas nas transações de pagamento em tempo real, tendo por base o histórico de transações e indicadores de fraude.
- Automatização de processos. A IA generativa pode ser usada para otimizar uma grande variedade de processos relacionados com os pagamentos, da reconciliação de transações ao atendimento ao cliente.
- Recomendações de produtos. Os algoritmos de IA podem analisar o comportamento do cliente para recomendar produtos que sejam relevantes e estejam alinhados com os seus gostos pessoais, tornando a descoberta de novos produtos mais fácil e intuitiva.
- Análise de dados do cliente. Ao analisar grandes volumes de transações, a IA generativa pode fornecer insights valiosos sobre o comportamento do cliente, tendências de mercado e oportunidades de crescimento.
- Otimização de Preços: A IA pode ajudar na geração de estratégias de preços dinâmicos, analisando dados de mercado e comportamento do consumidor para ajustar os preços em tempo real e maximizar as vendas.
- Análise de sentimento: Os comerciantes podem usar IA para analisar o sentimento dos consumidores em relação a produtos e marcas, para gerar insights que podem ajudar a moldar estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos.
- Experiências de compra imersivas. Com realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) potenciada por IA os consumidores poderão explorar produtos virtualmente antes de concluir uma compra, criando uma experiência mais envolvente e personalizada.
- Inovação nos métodos de pagamento. Com algoritmos avançados de reconhecimento facial, voz e padrões de comportamento, os sistemas de IA podem autenticar os clientes de forma segura e transparente, e facilitar pagamentos sem contacto e moedas digitais.
Para além de aumentar a satisfação do cliente, estas aplicações práticas aumentam as taxas de conversão e o valor médio de compra.
Limitações da IA Generativa
Embora a IA Generativa possa trazer uma série de benefícios e oportunidades para todos os tipos de empresas, também apresenta um conjunto de desafios que devem ser cuidadosamente abordados.
- Viés. Um dos principais desafios da IA Generativa é o viés algorítmico, que ocorre quando os modelos de IA refletem e ampliam preconceitos existentes nos dados iniciais de aprendizagem. As consequências podem incluir decisões discriminatórias e parciais, afetando negativamente grupos minoritários e marginalizados.
- Segurança dos dados. A IA Generativa envolve o processamento de grandes volumes de dados, muitos deles pessoais e sensíveis. Mais do que nunca, as empresas devem implementar práticas de proteção e proteger os dados financeiros dos seus clientes, com o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento), disponível na easypay.
- Desinformação. A IA Generativa pode ser usada para criar conteúdo digital enganoso, como imagens, vídeos e notícias falsas. Isto representa um sério desafio para a sociedade, pois pode ser usado para manipular a opinião pública, disseminar desinformação e minar a confiança nos media e na democracia.
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