Descubra 11 dicas para vender mais num Marketplace e criar uma melhor experiência de compra para os seus clientes.
Num mundo cada vez mais digital, os Marketplaces tornaram-se epicentros do e-commerce. Cerca de 47% das compras online em todo o mundo ocorreram através de um Marketplace, e estima-se que as vendas neste tipo de plataformas atinjam 3,5 mil milhões de dólares em 2024. Estes números são promissores mas, ao mesmo tempo, tornam o ambiente digital altamente competitivo, com grandes desafios para as marcas. Descubra 11 dicas para vender mais num Marketplace.
1. Poupe tempo em tarefas de backoffice com os split payments
Gerir um Marketplace é um desafio até para os profissionais mais qualificados. Manter stocks, integrar novos fornecedores, procurar clientes, promover o Marketplace nos canais certos – a lista de atividades não tem fim. Por isso é tão importante automatizar e simplificar as tarefas mais recorrentes como, por exemplo, a reconciliação bancária dos pagamentos (que permite saber quem pagou o quê rapidamente e autorizar entregas). Outra das funções passíveis de ser automatizada é a distribuição dos fundos recebidos pelos clientes entre os respetivos fornecedores no Marketplace –por exemplo, se um cliente efetua uma compra de 50€ a 3 fornecedores diferentes, já é possível separar o montante referente à margem do Marketplace e o que cada fornecedor tem a receber, de forma totalmente automática. A esta funcionalidade, exclusiva para marketplaces, dá-se o nome de split payments.
Esta solução reparte automaticamente o pagamento de uma compra/serviço por múltiplos fornecedores do marketplace, logo no momento da compra. Assim, um cliente pode pagar vários artigos em vários vendedores diferentes com um único pagamento, porque os split payments fazem a divisão automática de fundos, considerando já diferentes valores de comissão, impostos ou taxas associadas. E os vendedores conseguem saber exatamente os produtos que venderam e quanto receberam por cada um deles, como se a venda fosse feita no seu próprio site.
2. Estude os termos de pesquisa mais utilizados
Para vender mais num Marketplace, é essencial saber quem são os seus clientes – e os seus concorrentes. Utilize ferramentas online, como Google Trends e Keyword Planner, para entender as tendências de pesquisa. Analise os concorrentes para identificar lacunas no mercado. Pode também consultar diretamente o seu público-alvo, por meio de questionários ou entrevistas, para conhecer as suas necessidades e preferências.
Por exemplo, se vender roupa de fitness online, pode descobrir pela pesquisa de mercado que há uma grande procura por peças sustentáveis e ecológicas. Assim, pode focar o negócio neste nicho específico, vendendo roupas de roupas de alta qualidade feitas de materiais reciclados ou orgânicos. Ao conhecer o mercado, pode adaptar a sua oferta para responder às lacunas identificadas.
3. Aposte em SEO e faça boas descrições de produtos
Quando os consumidores visitam um Marketplace, usam termos específicos de procura. Se as suas descrições contiverem esses termos, há uma maior probabilidade de os seus produtos aparecerem nos primeiros resultados devolvidos ao consumidor, aumentando assim a sua visibilidade.
Para implementar esta dica, comece por pesquisar quais as palavras-chave que têm maior volume de pesquisa recorrendo, por exemplo, ao Google Keyword Planner. De seguida, integre esses termos de forma natural nas descrições dos seus produtos. O segredo está em incorporar essas palavras mas manter a descrição informativa, envolvente e fácil de entender.
Por exemplo, se vender equipamentos de campismo, poderá descobrir que “tendas de campismo impermeáveis” tem uma elevada procura. Em vez de ter uma descrição genérica para este produto, incorpore essa expressão no título e na descrição, aumentando a visibilidade e a probabilidade de venda.
4. Invista em fotografia de alta qualidade
Invista em fotografia profissional dos produtos ou serviços disponibilizados no Marketplace. Muitas vezes, as imagens são o primeiro ponto de contacto dos clientes com os produtos e, por isso, decisivas para a perceção de qualidade e confiabilidade. As imagens devem ser bem iluminadas, com foco nítido e mostrando o produto de vários ângulos. Certifique-se de que as imagens estão otimizadas para a web para carregamento rápido.
Por exemplo, se vender joias artesanais, fotografe cada peça de diferentes perspetivas para mostrar detalhes importantes, como a lapidação do material e a qualidade dos acabamentos. A qualidade e diversidade das imagens torna o produto mais atrativo para os compradores.
5. Garanta um atendimento excecional, antes, durante e após a venda
Disponibilize um serviço de apoio ao cliente rápido, útil e profissional antes, durante e após a compra. Os clientes que têm uma boa experiência têm maior probabilidade de repetir a compra e de recomendar o seu Marketplace a amigos. Na verdade, 73% dos consumidores consideram que a experiência de compra é um fator fundamental na sua decisão de compra.
Assim, ofereça várias opções de contacto, como live chat, e-mail e telefone. Os dados indicam que a probabilidade de compra online aumenta em 53% quando o live chat está disponível. Dê formação aos seus colaboradores para desenvolver competências de cortesia, eficácia e prontidão no atendimento e na resolução de problemas.
6. Implemente uma política de devolução flexível
Uma política de devolução flexível cria confiança. Saber que é possível devolver um produto caso o cliente não fique satisfeito, e sem complicações, reduz a hesitação de compra, especialmente em e-commerce onde os clientes não podem ver o produto pessoalmente antes de comprar.
Por isso, estabeleça uma política clara, fácil de entender e que seja apelativa para o cliente. Defina o período de tempo em que os produtos podem ser devolvidos, as condições para a devolução e os procedimentos. Coloque esta informação bem visível.
Por exemplo, se um cliente comprou calçado mas descobriu que o tamanho não era adequado, é importante que tenha a possibilidade de trocar pelo tamanho correto ou de ser reembolsado, e de preferência usando o mesmo meio de pagamento com que foi feita a compra. Garanta que o processo é rápido e simples. Ao fazer isso, estará a tranquilizar os clientes, sabendo que não estão a assumir qualquer risco ao comprar no seu Marketplace.
7. Peça feedback e avaliações
Sabia que 61% dos clientes pesquisam feedback online antes de comprar? As avaliações e feedback positivo funcionam como prova social. Os potenciais clientes procuram e confiam nas opiniões de outros clientes antes de tomar a decisão de compra.
Assim, incentive os clientes a deixarem a sua opinião após a compra de um produto ou serviço no seu Marketplace, para influenciar outros clientes a comprar. Por exemplo, poderá automatizar um email de agradecimento após a compra, solicitando uma avaliação sobre o produto e a experiência de compra. Pode até ir mais longe e recompensar os clientes que deixam avaliações com descontos em compras futuras.
8. Ofereça promoções e descontos estratégicos
Oferecer promoções e descontos de forma estratégica ajuda a atrair novos clientes, a incentivar novas compras e impulsionar vendas durante períodos específicos. Por exemplo, promoções sazonais, descontos para compras em grande quantidade ou descontos progressivos criam um sentimento de urgência e de oportunidade que leva os clientes a agir antes que a oferta expire.
Para recompensar clientes fiéis, pode também criar um programa de fidelização, onde a cada “X” compras é atribuído um desconto especial ou um produto gratuito. Esta estratégia não apenas atrai novos clientes, como também incentiva o regresso de clientes já existentes e até ajuda a escoar stock parado.
9. Crie colaborações e parcerias
As parcerias estratégicas podem expandir o seu alcance no mercado. Ao associar a sua marca a parceiros confiáveis ou influenciadores relevantes, pode alcançar novos públicos que, de outra forma, talvez não teriam conhecimento da sua existência. As parcerias devem ter o mesmo público-alvo e ser mutuamente benéficas.
Por exemplo, se vender produtos de cosmética, poderia colaborar com um blogger popular na área ou com um dermatologista reconhecido. A colaboração poderia passar pela criação de conteúdos informativos sobre cuidados com a pele, promoção de produtos em vídeos ou artigos de blog e até mesmo realizar concursos nas redes sociais para envolver os seguidores de ambos. Estará assim a capitalizar a reputação e o alcance dos seus parceiros a favor da sua própria base de clientes e a aumentar as vendas no Marketplace.
10. Disponibilize os métodos de pagamento preferidos dos clientes
Os clientes têm preferências diferentes na hora de fazer pagamentos online. Alguns podem escolher pagar com cartões de crédito, enquanto outros optam por métodos como referências multibanco, MBWay e vários outros. Ao disponibilizar várias opções, remove as barreiras de compra e torna o checkout mais conveniente e flexível para os clientes.
Ao escolher a easypay como gateway de pagamento, terá todas as formas de pagamento mais populares numa só solução. Assim, garante que cada cliente encontra o método de pagamento que está habituado a usar, e evita que tenha de procurar a concorrência.
11. Tire partido da análise de dados
A análise de dados oferece insights valiosos sobre o comportamento do cliente, padrões de compra, desempenho dos produtos e eficácia das campanhas de marketing. Ajustar continuamente as suas estratégias com base nestas informações ajuda a otimizar as operações e aumentar as vendas. Use ferramentas para monitorizar métricas importantes, como taxas de conversão, origens de tráfego, padrões sazonais e preferências dos clientes.
Por exemplo, se descobrir que a maioria dos seus clientes faz compras ao fim de semana, pode ajustar as suas campanhas para se concentrarem nesse período. Acompanhar as taxas de conversão antes e depois desses ajustes vai comprovar o impacto das mudanças implementadas.
Easypay, o seu parceiro para vender mais num Marketplace
Implementar estas 11 dicas exige tempo e esforço, mas pode levar a um aumento significativo nas vendas, num ambiente cada vez mais competitivo. Conte com a Easypay para criar uma experiência de pagamento acessível e centrada nas necessidades de cada cliente. Com uma adesão única, terá todos os meios de pagamento no seu Marketplace, abrindo as portas a um fluxo contínuo de compras cómodas, rápidas e bem-sucedidas.
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