De acordo com os dados mais recentes do CTT E-Commerce Report, 1 em cada 3 compras online são pagas com cartão. É certo que há cada vez mais meios de pagamento a surgir, do Buy Now Pay Later ao IBAN Digital, mas os consumidores continuam a preferir a facilidade de pagamento por cartão e outras formas contactless.
Por isso, aceitar cartão de crédito ou débito online vai de encontro àquilo que os clientes procuram e pode ajudar o seu negócio a vender mais e a crescer. Siga estas dicas para tirar o máximo partido deste meio de pagamento.
1. Pay By Link, para aceitar cartão de crédito online sem ter de aceder à loja online
Sabia que já é possível receber pagamentos online por e-mail ou SMS, sem necessitar de aceder a um site ou loja online? Esta é uma opção simples e eficaz. Basta gerar um link para o pagamento de um produto, e enviá-lo ao cliente pelo canal que preferir. Com esse link, o cliente consegue rapidamente introduzir os dados do cartão de crédito ou débito, no computador ou no telemóvel, e finalizar a compra com toda a comodidade.
Esta funcionalidade pode ser muito útil para receber pagamentos de faturas já emitidas, ou mesmo para vender por outros canais que não apenas a loja online. Só precisa de ter o email do cliente para que todo o processo de pagamento decorra de forma fluida, segura e cómoda.
2. Pagamentos frequentes, a simplicidade de não reintroduzir os dados do cartão de crédito ou débito
Aceitar cartão de crédito ou débito online é também uma forma de possibilitar pagamentos frequentes aos seus clientes. A tecnologia card-on-file permite que o comprador não tenha de introduzir todos os dados do cartão de crédito em cada compra online. Basta fazê-lo uma única vez e, na próxima compra, o checkout será mais rápido.
Este sistema reduz a fricção do pagamento e é seguro. Para proteger os dados do cartão, a tecnologia associada converte-os numa chave (token). Assim, o cliente pode fazer pagamentos frequentes de forma mais ágil e segura, o que é especialmente importante quando os pagamentos têm diferentes periodicidades e valores. É o que acontece, por exemplo, em organizações que devem fazer a gestão de mensalidades ou de donativos.
3. Subscrições, pagamentos nas datas acordadas com uma única autorização
O cartão de crédito ou débito online é uma das soluções mais utilizadas para receber pagamentos de subscrições de serviços, pela rapidez, comodidade e segurança. Para receber pagamentos deste tipo, o cliente apenas terá de preencher os dados do cartão num formulário no momento de subscrever o serviço. Nas datas acordadas, o cartão é debitado pelo valor previamente comunicado.
A mesma lógica se aplica quando precisa de receber pagamentos de donativos, quotas ou avenças. Quando um cliente se torna sócio ou doador de uma instituição, pode indicar, no formulário, a frequência e o valor com que quer ajudar. Nas datas definidas, o valor é cobrado automaticamente.
4. PCI-DSS Level 1, para aumentar a segurança de aceitar cartão de crédito online
Para beneficiar de todas as funcionalidades desta forma de pagamento com total segurança, é importante contar com a tecnologia mais atual e robusta para proteger os dados dos clientes. A confiança e a transparência são valores fundamentais em qualquer e-commerce, para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.
Ao aceitar cartão online, garanta que o pagamento é processado com o selo de segurança PCI-DSS Level 1, o certificado mais seguro da atualidade contra fraudes com cartões de pagamento. Com esta tecnologia, os dados dos cartões de crédito nunca são armazenados no seu sistema, o que vai tornar o seu processo mais seguro e robusto.
5. Devoluções, para que aceitar cartão de crédito online seja tão fácil como devolver
É importante que a sua loja online consiga efetuar devoluções com a mesma facilidade com que recebe pagamentos. Processos complexos e demorados de devolução originam uma experiência negativa para o cliente, muitas vezes fazendo com que este abandone a marca a favor de concorrentes que ofereçam menos atrito.
Assim, ao aceitar cartão de crédito online, certifique-se de que o sistema permite devolver os fundos aos seus clientes, de forma total ou parcial. É importante que o reembolso regresse rapidamente para o cartão de pagamento, para reduzir a ansiedade do cliente e proporcionar a melhor experiência de compra possível.
Easypay, a sua gateway de pagamento para aceitar cartão de crédito online
Para aceitar cartão Visa e Mastercard online é necessário, acima de tudo, recorrer a plataformas seguras, simples e ágeis. Para isso, pode contar com o know-how, a tecnologia e o suporte da Easypay para mediar toda a interação entre a sua loja, os seus clientes e as entidades financeiras envolvidas.
Não só a integração é facilmente efetuada via API, como o processo de comissões é gerido de forma automática. Acabam as suas preocupações com a gestão dos pagamentos, e fica mais liberto para gerir o seu negócio. Contacte-nos, sem compromisso, e comece hoje a tornar as suas vendas mais ágeis, rápidas e seguras.