Cibersegurança: 7 dicas práticas para o seu e-commerce

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Cibersegurança: 7 dicas práticas para o seu e-commerce

O número de ciberataques está em níveis record. Aqui estão 8 dicas práticas de cibersegurança que pode implementar no seu ecommece.

Os e-commerce são um dos alvos preferidos dos cibercriminosos. Em 2022, o valor global das fraudes com pagamentos online ultrapassou pela primeira vez o marco dos 40 mil milhões de dólares – quase 20% do PIB português. Aliás, se fosse um país, este tipo de crime estaria entre as 100 maiores economias do mundo. É mais do dobro do ano anterior e com tendência crescente. Só entre 2019 e 2021, os ataques de fraude online aumentaram 233% em termos globais.

Valor global das fraudes com pagamentos online

Fonte: Statista

Para além das perdas financeiras, as empresas que passam por este tipo de golpes também sofrem com a quebra da confiança e da reputação junto do público e da concorrência.  À medida que a tecnologia evolui, os ataques são cada vez mais sofisticados e os criminosos encontram novas vulnerabilidades para explorar. A melhor maneira de ganhar este jogo do rato e do gato é acompanhar as melhores práticas de segurança, de forma permanente. Aqui estão 8 dicas de cibersegurança para implementar no seu e-commerce.

1. Encripte os dados

A encriptação permite proteger os dados do e-commerce. Por exemplo, os protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) autenticam e encriptam a partilha de dados na Internet, criando uma espécie de “túnel” virtual seguro entre o cliente e o servidor do ecommerce. Assim, as informações mais sensíveis, como, por exemplo, as relacionadas com cartões de crédito, só podem ser acedidas por um destinatário autorizado.

Implementar esta encriptação implica ter um alojamento HTTPS, que também ajuda a proteger a loja online. Os benefícios estendem-se ao marketing, porque os motores de busca tendem a penalizar sites com apenas HTTP. Além disso, os sites HTTPS transmitem segurança aos clientes, sobretudo aos que têm maior literacia tecnológica.

2. Compare o IP com a morada de faturação

Verificar as informações fornecidas no checkout pode ajudar a sinalizar uma transação potencialmente maliciosa e evitar a fraude. Assim, faça uma comparação automática para verificar se o endereço de IP coincide com a morada de faturação do cartão de crédito utilizado, para garantir que o cliente é o titular do cartão.

3. Use tokenização de pagamento

A tokenização acrescenta uma camada de segurança às transações digitais. Este processo descaracteriza as informações de pagamento, convertendo-as em sequências aleatórias de números (token). Esta tokenização é utilizada principalmente por carteiras digitais, como a Apple Pay ou Android Pay.

Assim, os dados podem ser enviados pela Internet em segurança para concluir o pagamento, sem serem expostos. Se os tokens forem roubados, os criminosos não os conseguem associar a nenhuma informação relevante. Dito doutro modo, são inúteis para qualquer hacker que consiga obtê-los.

4. Exija passwords fortes

Forçar os clientes a criar passwords fortes ajuda a proteger as suas contas. A importância deste passo pode ser desvalorizada, mas, na verdade, 37% das violações de dados ocorrem por via de passwords roubadas ou fracas. São os chamados ataques de força bruta, em que os hackers recorrem a sistemas de tentativa-erro para conseguir acesso.

Assim, exija passwords com, pelo menos, oito caracteres, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Se solicitar sequências fortes, vai estimular o cliente a pensar em passwords fora do comum, o que dificulta o trabalho dos cibercriminosos.

5. Implemente o método 3D Secure

O 3D Secure permite autenticar pagamentos online através do telemóvel do cliente. Na prática, o cliente introduz o código de validação SMS que recebeu no telemóvel, no momento da compra. Desta forma, comprova-se que o pagamento está a ser feito pelo titular do cartão.

Os dados apresentados pela MP Services durante a última edição do “ePayaments Day Portugal” revelam que nos primeiros quatros meses de 2022, as fraudes com pagamentos online feitos com cartões na Europa desceram para os 0,15%, quando no mesmo período de 2020 se situavam nos 0,89%, graças à implementação do 3D Secure. Trata-se de um feito notável, tendo em conta o reduzido período de aplicação deste sistema.

Este protocolo de segurança tornou-se essencial para proteger as empresas contra chargebacks, ou seja, cancelamentos de compras pelo cliente quando este se apercebe que há uma transação não autorizada. Se ainda não aderiu ao método 3D Secure, deve fazê-lo já.

6. Ative a autenticação em duas etapas

A autenticação em duas etapas ajuda a garantir que as informações pessoais permanecem privadas, protegidas e seguras. Pode parecer que está a acrescentar mais um passo moroso no processo, mas é uma garantia importante de segurança, caso a password tenha sido roubada.

Este processo de autenticação requer que um código temporário seja inserido para prosseguir com o acesso. Assim, mesmo que alguém tenha roubado os dados de login, isso não será suficiente para entrar na conta, pois o código temporário é enviado através de um canal a que só o utilizador possa aceder, como, por exemplo, o telemóvel ou ainda melhor, uma aplicação verificada de autenticação como o Google Authenticator.

7. Mantenha as atualizações em dia

Plug-ins desatualizados são os melhores amigos dos cibercriminosos. O trabalho dos hackers é explorar as vulnerabilidades de entrada dos plugins mais populares de e-commerce e, se não se mantiver atualizado, está a deixar uma porta aberta para ataques.

Novas vulnerabilidades são descobertas diariamente no mundo virtual, pelo que os sistemas e protocolos de segurança devem estar sempre atualizados. Assim, a probabilidade de invadirem o seu e-commerce é substancialmente menor.

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Ao seguir estas dicas de cibersegurança, pode proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra mais segura e confiável. É também importante contar com uma gateway de pagamento robusta e de última geração, para proteger o seu e-commerce de agentes mal-intencionados.

Na easypay, investimos permanentemente no desenvolvimento das soluções de pagamento que respondam às necessidades atuais de segurança online e também antecipando eventuais vulnerabilidades. Ao implementar o checkout da easypay, vai oferecer aos seus clientes uma experiência de pagamento segura em qualquer dispositivo. Contacte-nos e encontre tudo o que precisa para vender em segurança, em todo o mundo.