Descubra como aumentar visitas na sua loja online de forma simples
Segundo o mais recente Barómetro E-commerce da Marktest, estima-se que 5,2 milhões de utilizadores em Portugal já comprem em lojas online, um aumento de mais de 60% face a 2021.
Neste clima de crescimento, o mais importante para crescer as vendas é aumentar o tráfego qualificado e as visitas na sua loja online.
1. Otimize a sua loja online para motores de pesquisa
Apesar de parecer elementar, deve ter em mente que otimizar o seu website para ser encontrado pelos motores de pesquisa, o chamado SEO (Search Engine Optimization), é essencial – e talvez a regra número um – para gerar tráfego para a sua loja online.
Garanta que todas as páginas de conteúdo estão indexadas às melhores palavras-chave para que o seu público mais facilmente encontre o website. Verifique que todas as hiperligações funcionam e que a arquitetura do website é user friendly, pois grande parte dos potenciais compradores perde-se por falta de facilidade na navegação na página. Como consequência, irá prejudicar o desempenho na lista de resultados orgânicos.
2. Crie conteúdos relevantes para o seu público
Os utilizadores gostam de saber com quem estão a falar e valorizam receber informação adicional útil para o seu dia-a-dia. Apostar em partilhas regulares com informação diferenciada para a atividade dos clientes é essencial para melhorar a reputação enquanto especialista junto da comunidade, e garantir mais visitas orgânicas à loja online.
Publique com uma cadência frequente e escolha os temas que mais facilmente podem ser pesquisados pelo seu público-alvo. Por exemplo, se a sua loja online vende sapatos poderá fazer sentido, escrever um artigo sobre como escolher as melhores botas para o inverno. Outra forma de gerar conteúdo relevante é criar eventos digitais – workshops, lives, etc. – sobre temas que possam ter interesse para o seu público e, a partir daí, canalizá-lo para a sua loja online.
3. Escolha os marketplaces que melhor se adaptam ao seu negócio
Os marketplaces estão em alta. Desde a pandemia que se regista um crescimento acentuado, com os maiores em Portugal a atrair milhões de visitantes mensais para estes gigantescos shoppings virtuais. Dependendo do seu setor de atividade, deverá escolher os marketplaces que melhor se adaptam ao seu produto e onde terá maior possibilidade de converter.
Na área da moda e calçado, pode contar com marketplaces como o da Farfetch, LaRedoute, Vinted, Asos, entre outros. Pondere agregar a sua loja online aos marketplaces de redes sociais com o Instagram ou o Facebook, que podem ajudar a gerar mais tráfego para o seu website.
4. Tenha uma estratégia de email marketing exclusiva
Para muitas pessoas, o email ainda é a forma mais fácil de receberem novidades sobre as suas marcas de eleição e este é um meio gerador de tráfego muito importante para todos os negócios.
Qualquer cliente gosta de se sentir especial, por isso, deve aproveitar estes contactos de email para oferecer promoções e conteúdos exclusivos, descontos no dia de aniversário, anunciar pré-vendas, entre outros detalhes. Opte por uma estratégia exclusiva e não caia no erro de massificar o conteúdo, pois a possibilidade de o consumidor se cansar de receber emails não relevantes é grande.
5. Crie um programa de fidelização
Da mesma forma que o email marketing consegue fidelizar consumidores, ter um programa em que os melhores clientes são premiados pode ajudar a levar mais tráfego qualificado para a sua loja online. Isto porque quem o faz já conhece o seu produto.
Oferecer descontos ou recompensas (como o envio gratuito na próxima compra) a quem adquire um produto irá fazer com que a sua base de clientes fiéis aumente. Assim, é mais provável que volte a vender a quem já lhe comprou algo. O mesmo acontece com novas oportunidades de cross-selling ou up-selling, que partem de sugestões da marca com produtos relacionados.
6. Tire o máximo partido da rede de parceiros
Seja qual for o negócio, fazer tudo sozinho nem sempre é a melhor ideia. Assegure-se de que conta com os parceiros certos para aumentar visitas na sua loja online. Isto passa por ter os melhores fornecedores nas entregas,o melhor CRM e, claro, a melhor gateway de pagamentos. A easypay disponibiliza a sua página de Checkout, desenvolvida para reduzir a fricção, reduzir o abandono do carrinho de compra, e disponibilizar todos os meios de pagamento de preferência do seu cliente. O checkout easypay pode ser personalizado à sua imagem e cores e é totalmente mobile friendly.
Para além de aportarem um know-how especializado em cada área, os parceiros ajudam a aumentar as visitas na sua loja online. Sendo sites externos, podem publicar conteúdos referentes à parceria. Se estabelecerem um link para o seu site, ainda melhor, pois vai aumentar a autoridade percepcionada pelo motor de busca. É uma forma simples e gratuita de receber mais tráfego, e ainda reforçar as parcerias existentes.
7. Crie planos de remarketing e retargeting
Quem viu uma vez pode querer ver de novo, ou até mesmo comprar, até porque nem sempre a compra é feita à primeira. Enviar um email para um consumidor que chegou ao checkout e não finalizou a compra é uma das estratégias de remarketing mais eficazes para conseguir mais tráfego.
Da mesma forma, opte por campanhas de retargeting, criando anúncios nas diversas plataformas online que impactem consumidores que estiveram no seu website, mas que não converteram a compra. Claro que para surtirem o efeito desejado, é essencial que os utilizadores guardem uma boa memória da experiência na loja, e em particular no checkout. É por isso que a página de checkout desenvolvida pela easypay é totalmente customizada e pensada para reduzir o número de passos e de informação para concluir a compra.
8. Escolha os influenciadores certos
O marketing de influência já é uma tendência e a sua importância irá crescer para as marcas que queiram gerar tráfego online. Escolha os influenciadores que melhor se adaptam ao seu negócio – incluindo os influenciadores de nicho e os micro-influenciadores – pois isso ajudará a que a sua presença online tenha mais valor, gerando mais visitas para o website.
Os vídeos com influenciadores, em particular, são um dos formatos em maior crescimento. Segundo um estudo da Wyzowl, 87% dos profissionais de marketing dizem que a implementação do vídeo ajudou a aumentar o tráfego no website.
Estas são apenas algumas estratégias que ajudarão a sua loja online a crescer as vendas. Contudo, para que possa converter e obter melhores resultados de vendas é importante não descurar toda a experiência do cliente on page, especialmente a experiência de pagamento.Assim, uma boa página de checkout deve conter os meios de pagamento mais de preferência dos consumidores, ser rápido, simples e intuitivo e sem fricação. Ao implementar o novo checkout da easypay, disponibilizará aos seus clientes uma ótima experiência de pagamento Siga estas dicas e prepare a sua loja online para vender mais.