Prático, rápido e eficiente, o Buy Now, Pay Later está a transformar os pagamentos online em negócios de todas as dimensões. Quais os objetivos para os comerciantes em disponibilizar este novo meio de pagamento?
Melhorar a experiência de compra, reduzir a fricção nos pagamentos e aumentar a venda média. Estas são apenas algumas das principais vantagens do Buy Now, Pay Later, um inovador método de pagamento online que permite pagar as compras online a prestações. Descubra o que significa, quais as vantagens para empresas e consumidores e como aplicar no seu negócio.
O que significa Buy Now, Pay Later?
O Buy Now, Pay Later (BNPL) ou “compre agora, pague depois” permite a qualquer pessoa fazer compras online e pagar em prestações, com ou sem juros. Na prática, são pagamentos online fracionados ou parcelados, que podem ir de 1 mês a 1 ano, e que permitem aos consumidores atrasarem o pagamento ou distribuírem o custo das compras.
A possibilidade de pagar compras a prestações não é nova. Há vários anos que os retalhistas permitem aos clientes pagar compras de valores elevados em prestações. A grande novidade é que o BNPL transportou este conceito para a era digital, permitindo a um e-commerce oferecer pagamentos a prestações para qualquer produto, por mais barato que seja, online .
O processo pode sofrer ligeiras variações, mas começa com o consumidor a selecionar a opção de pagamento online com BNPL. Depois, segue-se uma breve avaliação de crédito (que é totalmente automatizada, como no caso do Universo Flex) e, se o consumidor for aprovado, faz o primeiro pagamento parcial da compra. Os pagamentos posteriores serão feitos em parcelamentos, a cada 3, 6 ou 12 meses, consoante a modalidade escolhida. Quer isto dizer que o consumidor não precisa ser cliente de nenhuma instituição financeira..
Quais as vantagens do Buy Now, Pay Later?
O Buy Now, Pay Later tem várias vantagens, tanto para os consumidores finais, como para os comerciantes. Tal como o nome indica, para os clientes finais a principal vantagem é que podem comprar imediatamente, e adiar o pagamento em várias parcelas. O processo é tipicamente muito simples e digital, tal como se pagasse com um cartão Visa e Mastercard.
O consumidor entra na loja online, coloca no seu carrinho de compras os bens que quer adquirir e, quando chega ao checkout, clica no ícone relativo à opção de pagamento buy now, pay later. É então aberta uma janela pop-up da entidade financeira que concede o crédito, onde o consumidor segue as instruções pedidas. Desta forma, evitam-se os processos de análise de crédito demorados e o consumidor não precisa de interromper a sua sessão de compras para solicitar o crédito, uma vez que esta solução está perfeitamente integrada na jornada de compra.
Para os comerciantes, o BNPL é uma ferramenta eficaz para reduzir o abandono do carrinho de compras e aumentar as vendas. Mais: o BNPL permite captar os segmentos mais jovens que procuram soluções de pagamentos fracionados e automatizados, assim como uma população mais sénior que procura pagamentos flexíveis sem complexidade.
Os benefícios estão à vista. De acordo com um estudo do RBC Capital Markets, com o BNPL os comerciantes podem aumentar a taxa de conversão de 20 a 30%, e a venda média (o montante que cada cliente gasta por compra) entre 30 e 50%. A tendência é de crescimento: até 2026, espera-se que os pagamentos BNPL representem quase um quarto de todas as transações globais de comércio eletrónico, em comparação com apenas 9% em 2021. Nos Estados Unidos, prevê-se que o volume de negócios do BNPL ultrapasse os 380 mil milhões de dólares anualmente até 2024, em comparação com 120 mil milhões de dólares em 2021.
VALOR GLOBAL DE TRANSAÇÕES DE BUY NOW, PAY LATER (2022)
Fonte: GlobalData
O BNPL é especialmente relevante para os comerciantes e consumidores porque agiliza um dos principais pain ponts da experiência de compra online – o pagamento. Afinal, para muitos portugueses este continua a ser um dos principais obstáculos ao e-commerce. Mas já existem soluções para integrar o Buy Now Pay Later em qualquer loja online portuguesa.
Como implementar o Buy Now Pay Later nos pagamentos online?
Com o Universo Flex e a easypay, os comerciantes podem disponibilizar aos seus clientes uma forma de parcelar o pagamento com Cartão Universo em 3 vezes sem juros ou 6/12/24 com juros. A easypay atua como intermediário de crédito, não sendo por isso necessário que o comerciante o faça. Esta é uma parceria com a Sonae Financial Services que gere o Cartão Universo, pertencente ao Grupo Sonae.
Se já for cliente easypay, para aderir a este meio de pagamento online basta comunicar a sua intenção. Se for um novo cliente, deve primeiro fazer a adesão à easypay diretamente no site, completar o processo de onboarding e selecionar que pretende disponibilizar o meio de pagamento Universo Flex. Em qualquer caso, antes de começar a vender, o comerciante tem que ser aceite pela Visa & Mastercard.
Depois de aprovado, o comerciante apenas tem que integrar via API ou via checkout easypay. Por fim, no momento do checkout, o cliente seleciona como método de pagamento o “Universo Flex”. De seguida, escolhe a modalidade de pagamento que prefere diretamente com a APP do Universo. E pode pagar as suas compras. É muito simples, rápido e seguro.
O Buy Now, Pay Later, é uma das principais tendências no universo dos pagamentos online, com potencial para simplificar a experiência de compra online e aumentar a venda média de qualquer ecommerce. Já é utilizado por empresas de todas as dimensões e setores, e a sua pode ser a próxima. Entre em contacto com a nossa equipa.