Porque deve disponibilizar o Santander Consumer Finance?

1. Quem é o Santander Consumer Finance?

O SCF é líder em financiamento ao consumidor, opera em 16 países europeus e faz parte do Grupo Santander, um dos grupos financeiros mais importantes do mundo.

2. O que é a solução SCF- easypay?

É uma solução que os comerciantes easypay podem disponibilizar aos seus clientes finais para oferta de soluções de financiamento ao consumidor em portais de e-commerce.

3. Qual o papel da easypay na disponibilização deste serviço?

A easypay atua como intermediário de crédito a título vinculado.

4. E o comerciante precisa de ser Intermediário de Crédito?

Não, a easypay é que atua como Intermediário de Crédito.

5. Qual o papel do SCF na disponibilização deste serviço?

O SCF atua como banco mutuante com acordo com a easypay, disponibilizando a solução digital que permitirá ao consumidor financiar a sua compra na loja on-line do comerciante.

 

SOU COMERCIANTE

1.Que tipo de comerciantes podem disponibilizar a solução SCF?

  • A solução de financiamento disponibilizada pelo Santander Consumer Finance engloba-se numa oferta de produto de financiamento categorizada pelo Banco de Portugal como Crédito Pessoal – Finalidade Lar e Outras Finalidades. Todos os comerciantes que a vendam aos seus clientes produtos e serviços dentro destas categorias de financiamento poderão aderir à solução SCF. Exemplos: Equipamento e Serviços não Lar,Viagens e Lazer, Desporto, Estética, Instrumentos musicais, Acessórios auto, Moda e Acessórios, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Móveis, Equipamentos lar, Comunicações e outros serviços lar.
  • Todos os comerciantes easypay que tenham integração via API ou checkout easypay podem disponibilizar este método de pagamento depois de submeterem o seu pedido de adesão, que será analisado quer pela easypay, quer pelo Santander Consumer Finance, sendo a decisão comunicado ao comerciante numa média de 5 dias.

2. Qual o processo de adesão à solução SCF dos comerciantes easypay?

Para aderir ao meio de pagamento o comerciante tem que manifestar a sua intenção à easypay.

  • QUANDO JÁ É CLIENTE EASYPAY
    • A easypay e SCF fazem a análise e aprovação do comerciante para começar a disponibilizar esta forma de pagamento.
  • QUANDO AINDA NÃO É CLIENTE EASYPAY:
    • Faz a adesão à easypay diretamente no site em “Adira” completando o processo de onboarding.
    • Indica que pretende disponibilizar o meio de pagamento  .
    • Segue para aprovação da easypay e SCF
  • Depois de aprovado pela easypay e aprovado e registado pelo Santander Consumer Finance, o comerciante apenas tem que integrar via API ( https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Single-Payment/paths/~1single/post) ou no checkout easypay (https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Checkout)

3. Quais os dados e documentos necessários para ter o SCF como meio de pagamento?

  • No caso de já ser cliente easypay não é necessária mais nenhuma documentação adicional. A easypay irá apenas verificar se os documentos estão dentro da validade. Caso não estejam pede os documentos os atualizados e faz uma Proposta de Alteração ao contrato easypay com este novo meio de pagamento.
  • No caso de ser um cliente novo – deve aderir normalmente – Veja aqui https://www.easypay.pt/onboarding-no-site/ onde encontra também toda a documentação necessária para submissão.

4. Preciso de ser cliente do Banco Santander?

Não.

O comerciante poderá manter a relação com os bancos que detém atualmente não havendo necessidade de alterar qualquer relação contratual.

5. Quem desenvolve as simulações sobre o financiamento? SCF, comerciantes ou easypay?

O SCF é o responsável pela aplicação que faz todas as simulações ao cliente, bem como é o responsável por disponibilizar toda a informação pré-contratual legal obrigatória ao cliente final.

6. Tenho que intervir ou apoiar o consumidor no pedido de financiamento?

Não.

A partir do momento em que o cliente é dirigido pela easypay para a jornada SCF, será este último o responsável por solicitar ao consumidor toda a informação e documentação necessária para a prossecução do seu pedido de financiamento.

7. Qual a comissão easypay para a disponibilização deste meio de pagamento?

Informação encontra-se no preçário easypay AQUI

8. O consumidor optou pelo meio de pagamento Financiamento SCF. Quando terei a confirmação de que poderei enviar a compra ao consumidor/cliente?

  • O comerciante só deve expedir a compra após confirmação da finalização do pedido (processo pago). Esta confirmação será efetuada pela easypay que, por sua vez, comunicará ao comerciante.
  • O processo do pedido de financiamento está preparado para ter resposta imediata e ser finalizado num curto espaço de tempo. No entanto, e para maior comodidade do consumidor, o SCF dá ao consumidor um prazo máximo de 72 horas para finalizar o processo. Findas as 72 horas, e por questões de segurança, o SCF cancela o pedido do consumidor, avisando-o (e também à easypay) do devido cancelamento automático do referido pedido.

9. O valor da transação é automaticamente creditado na Conta de Pagamentos easypay depois do SCF aprovar o crédito?

Sim.

O pagamento do financiamento será efetuado através da sua conta de pagamentos da Easypay. Assim que o SCF proceda ao referido pagamento, o valor ficará visível na sua conta de pagamentos, em que o meio de pagamento é identificado com o scf.

10. Os valores creditados na Conta de Pagamentos são automaticamente transferidos para a conta bancária do Comerciante?

Não.

A easypay só transfere os fundos para o comerciante depois de:

  1. Ter terminado o período de reflexão do consumidor (14 dias )
  2. Enviar a prova de entrega do bem/serviço ao consumidor.

Como se processa?

  • O comerciante envia um email para financial@easypay.pt com a seguinte informação:
    • Identificação do comerciante: NIF
    • Fatura da compra do bem/serviço
    • Comprovativo de entrega do bem/serviço
  • A easypay após verificação da informação enviada transfere os fundos para o comerciante no prazo de 3 dias úteis.

11. O consumidor optou pelo meio de pagamento Financiamento SCF: quando terei a confirmação de que poderei enviar a compra ao consumidor?

O comerciante só deve expedir a compra após confirmação da finalização do pedido (processo pago e visível na conta de pagamentos).

12. Em que situações se pode dar um refund (devolução)?

Invalidade | ineficácia do contrato de crédito – Exemplo:

  • Direito de Livre revogação no prazo de 14 dias (DL 133/2010)

Invalidade | revogação do contrato de compra e venda do bem financiado – Exemplos:

  • Produto incorreto;
  • Produto defeituoso;
  • Impossibilidade de entrega do bem;
  • Quebra de stock;
  • Direito de livre revogação do contrato de compra e venda à distância – 15 dias;

Incumprimento | desconformidade do contrato de compra e venda do bem financiado. Exemplo

  • Direito à garantia do bem – deverá ser assegurado pelo comerciante

13. Como funcionam os refunds (devoluções e cancelamentos)?

  • Fundos retidos na easypay – o comerciante deverá dar nota de informação quer à easypay quer ao SCF. Para o efeito deverá enviar email para financial@easypay.pt e gpc_admn@santanderconsumer.pt autorizando a easypay a movimentar os fundos para o SCF, identificando devidamente o cliente (NIF) e transação (# transação easypay)
  • Fundos já pagos pela easypay ao comerciante – o comerciante deverá dar nota de informação ao SCF. Para o efeito deverá enviar email para gpc_admn@santanderconsumer.pt a solicitar anulação/cancelamento total ou parcial da transação, identificando devidamente o cliente (NIF) e transação (# transação easypay) e fazer acompanhar prova de transferência para o IBAN SCF PT50001800031513739102089 do valor total do pedido de financiamento do cliente (equivalente ao valor recebido pelo comerciante)
  • Cancelamentos até 3 meses não têm Quando superior, o comerciante tem que pagar os encargos.

 

SOU CONSUMIDOR

1.Como funciona a jornada do pedido de financiamento ao SCF?

O Financiamento online SCF funciona de forma simples e bastante rápida, depois de escolher SCF como meio de pagamento, é direcionado para a página SCF onde:

  • Escolhe o prazo/prestação mensal pretendido
  • Insere os dados fundamentais
  • Valida o email e telemóvel
  • Insere os dados pessoais, profissionais e financeiros
  • Realiza videochamada para comprovar a identidade
  • Faz o carregamento dos documentos pessoais (Cartão Cidadão, Comprovativo de IBAN, e Comprovativo de Morada, Comprovativo de Rendimentos)
  • Dá Consentimentos de Proteção de Dados
  • Lê e assina digitalmente a documentação contratual
  • A resposta ao pedido é automática, mas a validação dos documentos é feita dentro do horário de 2ª a Sábado das 9h00 às 20h00, num tempo médio de 30mn.
  • Estando tudo em conformidade é pago o contrato ao comerciante.

2. Não tenho tempo para terminar a jornada neste momento. O que faço?

Pode selecionar, em qualquer momento, no botão “Regressar mais tarde” que se encontra por baixo do Resumo de Compra.  Ao fazê-lo, receberá um email com um link para regressar à jornada de financiamento (quando for mais conveniente para si).

3.Já tenho um pedido em curso, posso fazer um novo pedido?

Antes de iniciar qualquer novo pedido com o SCF, assegure-se que todos os seus pedidos em curso estão cancelados.

4. Como posso cancelar o meu pedido de financiamento?

Deverá regressar à jornada e selecionar a opção “Cancelar Proposta”. Para tal, revisite os emails que lhe foram enviados pelo Santander Consumer Finance, e procure o link que permite regressar à sua jornada de financiamento em curso.

5. Quanto tempo tenho para concluir o meu pedido?

Desde a Simulação até à finalização do processo, o seu pedido deve ser concluído num prazo máximo de 72h.  Findo este prazo, a sua proposta será automaticamente cancelada por questões de segurança. Após o cancelamento, poderá iniciar um novo pedido connosco.

6. Mudei de ideias, posso alterar o montante?

Sim. Para tal, terá que cancelar o pedido que tem em curso e regressar ao site do comerciante, de forma a escolher um produto/bem com um montante/valor diferente e eleger novamente a forma de pagamento com o SCF.

7. Mudei de ideias, posso alterar o prazo ou simulação escolhida?

Sim.  Até ao momento anterior ao carregamento dos dados pessoais, profissionais e financeiros poderá selecionar o botão “Voltar” e regressar ao ecrã de Simulação, onde poderá alterar para o prazo pretendido.  A partir do ecrã de dados pessoais, profissionais e financeiros, deverá cancelar o pedido que tem em curso, e regressar ao site do parceiro, deforma a iniciar um novo pedido, tendo este o prazo pretendido.

8. Enganei-me a carregar os documentos, o que devo fazer?

Pedido já concluído/finalizado:  se a nossa equipa de validação documental identificar incoerências nos documentos submetidos, irá enviar-lhe um email para realizar novo carregamento de documentos.

Pedido não concluído/finalizado: antes de terminar a jornada, terá sempre a possibilidade de regressar ao ecrã de carregamento de documentação para rever os documentos inseridos. Se algum documento estiver incorreto, poderá fazer novo carregamento.

9. O que é a consulta à Segurança Social? / O que consultam na Segurança Social?

É uma consulta da situação contributiva dos clientes na Segurança Social, de maneira a simplificar o processo de financiamento.

10. O que é a videochamada e para que serve?

A Videochamada serve para sua segurança, já que permite autenticar a identidade do cliente. O pretendido é verificar se a pessoa que está a realizar o pedido de financiamento corresponde com a identificada no Cartão de Cidadão.

11. Qual o horário no qual poderei fazer a videochamada?

Poderá efetuar a videochamada todos os dias, das 10h00 às 23h00. Caso não se encontre dentro da disponibilidade de horário apresentada, carregue no botão “Voltar Mais Tarde” que se encontra à direita em baixo de Resumo de Financiamento e regresse à sua jornada através do link que irá receber no seu email.

12. O que devo assegurar para poder efetuar a videochamada?

Deverá assegurar que tem uma ligação de internet estável, de maneira que consiga fazer a mesma sem interrupções.  De igual maneira, deverá certificar-se que se faz acompanhar do Cartão de Cidadão.

13. O que é que significa TAEG, TAN, MTIC?

TAEG significa Taxa Anual Efetiva Global. É um valor expresso em percentagem, que engloba despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros, impostos, comissões e seguros obrigatórios e demais encargos com o crédito. Esta percentagem é, como indica o seu nome, anual e permite ao cliente compreender o custo total do crédito.

TAN significa Taxa Anual Nominal. Corresponde à taxa de juro expressa numa percentagem fixa aplicada numa base anual ao montante do crédito utilizado, à qual são calculados os juros do crédito, sem incluir outros encargos ou impostos.

O MTIC é o Montante Total Imputado ao Consumidor. Corresponde ao valor total que o cliente vai suportar pelo crédito, isto é, à soma total dos custos do crédito que englobam juros, comissões, despesas, impostos obrigatórios e encargos com o montante total do crédito concedido, estando expresso em euros.

14. Tenho de ter conta no Banco Santander?

Não.

O pagamento é feito por débito direto do IBAN de qualquer banco de que seja titular.

O Santander Consumer Finance Portugal é uma sucursal do Santander Consumer Finance Espanha, sendo, em Portugal, autónomo do Banco Santander, S.A.

15. Qual a idade mínima para pedir financiamento?

Ao abrigo da legislação portuguesa, para celebrar um contrato de financiamento deverá ter, pelo menos, 18 anos. Ou seja, todos os processos de financiamento terão de ter um titular maior de idade.

16. Quanto tempo demora a aprovação?

A aprovação do seu pedido é realizada de forma automática e imediata, assim que tenha concluído integralmente a introdução dos dados solicitados. O seu pedido de financiamento online ficará aprovado sob condição de validação documental e assinatura digital, pelo que deverá, após aprovação, proceder ao carregamento dos seus documentos e assinar digitalmente o contrato.

17. Quando é que recebo o produto/bem que comprei com recurso a financiamento SCF?

Após aprovação, carregamento dos seus documentos e assinatura digital do contrato, deverá finalizar o seu pedido digitalmente. O SCF irá validar a documentação e contrato e, caso toda a documentação esteja conforme informação submetida, irá formalizar o contrato e informar a loja online que poderá proceder à entrega do produto/bem. Esta validação durará no máximo 24h.

18. Quando recebo o produto/serviço tenho que confirmar a entrega ao comerciante?

Sim.

Quando recebe o produto/serviço ser-lhe-á entregue um código de validação da entrega que tem que enviar ao comerciante para finalizar a confirmação da entrega.

19. Qual é a documentação necessária?

  • Cópia do Cartão de Cidadão
  • Comprovativo de IBAN
  • Comprovativo de Morada com menos de 2 meses de antiguidade
  • Comprovativo de Rendimentos – Recibo Vencimento do último mês ou IRS do ano fiscal anterior