Marketplaces vieram para ficar. O que os torna tão atrativos?

jovem mulher a fazer compras em marketplaces online

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Marketplaces vieram para ficar. O que os torna tão atrativos?

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Criar uma solução destas com sucesso exige várias considerações. Se por um lado, é importante ter bons produtos/serviços e tráfego. Por outro, é também crítico ter o sistema de pagamentos mais eficiente e completo que satisfaça todas as partes envolvidas – gestor de Marketplaces, comerciantes e consumidor final – e conduza ao pagamento bem sucedido dos produtos.

Os desafios dos Marketplaces

Os Marketplaces têm vários desafios a nível de pagamentos, tendo em conta que o consumidor quer comprar vários produtos, mas fazer apenas um único pagamento do valor total.

Várias compras, um único pagamento

Ao receber um único pagamento relativo a produtos de vários fornecedores consegue-se distribuir os fundos pelos vários fornecedores?

Sim. Existem soluções de pagamento eficientes que permitem que o consumidor pague o valor total, sendo este depois dividido pelas várias partes envolvidas ( fornecedores e gestores dos Marketplaces).

Fundos e Devoluções

Quando é que esses fundos são disponibilizados ao comerciante? Se eu quiser devolver algum dos produtos, que garantias é que o consumidor tem que o dinheiro é devolvido?

Considerando que os Marketplaces têm também como objetivo a proteção do consumidor final, existem soluções que permitem que os fundos fiquem retidos quando são creditados nas contas dos comerciantes, até haver prova de que o consumidor recebeu o produto e estendido esse prazo ao período de reflexão. Ou seja, uma transação que é creditada na conta de um comerciante só fica acessível 17 dias depois: cenário com expedição de 3 dias + período de reflexão de 14 dias.

Qual é a grande atração dos Marketplaces?

Para as marcas, a mais valia de estarem presentes num Marketplace, é o facto de poderem usufruir de uma marca/local online onde os seus produtos estão “distribuídos” e onde quem é responsável pela atração e retenção dos consumidores são os próprios Marketplaces.

Tal como nos canais físicos existem os Grandes Distribuidores, no online criou-se um conceito idêntico, mas com todas as vantagens do digital: user experience, pagamentos, marketing digital, promoção de produtos relacionados, etc…. Um mundo a evoluir com o desenvolvimento da utilização da informação sobre o consumidor.
É expectável que no futuro próximo apareçam novos Marketplaces, mais universais ou mais verticais.

Por último, os reguladores da área dos pagamentos olharam para esta oportunidade e atualizaram também as suas condições, exigindo que fossem cumpridas determinadas regras para proteger os consumidores. É importante que os marketplaces conheçam esta informação e que a sigam.

Há apenas 2 isenções:

  1. Private labels – negócios que possam ter uma diversidade de produtos mas que tenham que ter um instrumento de pagamento próprio e que tenham um volume de negócios inferior a 1 milhão de euros.
  2. Negócio com uma gama reduzida de produtos.

Explore o potencial dos Marketplaces com a easypay

A easypay desenhou uma solução muito sofisticada para Marketplaces que compete com os concorrentes internacionais.

Garante a conformidade com os pagamentos e com a regulamentação, privilegiando a flexibilidade e a adaptação às necessidades de todas as partes envolvidas.

Trabalhar com um parceiro de pagamentos especialista é a garantia de sucesso para os Marketplaces.

Fonte: Jornal Económico