A história e futuro do dinheiro oferecem pistas sobre o grau de inovação que os consumidores esperam das empresas. Descubra como transformar o seu negócio.
A transformação é o segredo da inovação. Esta terá sido uma das conclusões mais assertivas da easypay Conference, evento dedicado à mudança e transformação, que trouxe o David Rowan, ex-Editor da WIRED UK, a partilhar histórias de verdadeira inovação, como resultado de uma viagem que fez a 19 países.
No centro da discussão, uma pergunta: como se desenvolve um ecossistema de inovação? O que faz de uma organização um polo de novas ideias e de criatividade? E serão as lições de inovação nas empresas aplicáveis ao futuro do dinheiro?
Quanto vale o dinheiro?
Abrimos a carteira e vemos uma moeda. A moeda é física, podemos segurá-la nas nossas mãos. Mas nem todos vemos o mesmo. Em alguns países, como a China ou Coreia do Sul, já não existem carteiras. A informação pessoal mais importante, desde a identificação ao cartão de crédito, foi digitalizada. Como foi possível uma transformação a esta escala? E o que nos reservam os próximos 10 a 15 anos?
Para sabermos a resposta, olhemos para o passado. É que o dinheiro como o conhecemos só existe há relativamente poucos anos – a primeira nota foi impressa em França no século XVII. Mais recentemente, as moedas começaram a desaparecer. Nos últimos 30 anos, foram eliminadas mais de 600 divisas e a tendência continua.
Qual é o futuro do dinheiro? E o dinheiro do futuro?
Vários especialistas destacam que o sistema monetário atual está a sofrer mudanças significativas nos próximos anos. Porquê? Porque o dinherio físico pode estar comprometido por questões como inflação, economia ilícita ou falsificação.
O dinheiro muda as sociedades e as sociedades mudam o dinheiro. Quando o dinheiro “nasceu”, a população do nosso planeta era de cerca de 2 milhões de habitantes. Hoje, somos espera-se que a população atinga em breve os 9 mil milhões. O sistema está sob pressão.
O futuro do dinheiro já se começa a desenhar. Passa por um sistema novo e mais abrangente que se está a desenvolver rapidamente: soluções de pagamento móvel, em que o dinheiro é invisível. As novas tecnologias oferecem novas maneiras de fazer pagamentos e transferir dinheiro por meio de smartphones, apps, smartwatches, pulseiras e tantos outros.
O futuro do dinheiro e a inovação
A história e futuro do dinheiro fazem parte de uma transformação mais abrangente na sociedade, por inovações que melhoram a experiência do consumidor.
David Rowan, ex-Editor da WIRED UK, deixou algumas pistas para os empreendedores que procuram promover uma cultura de inovação nas suas empresas. Na intervenção durante a easypay Conferece, destacou a importância da mentalidade empreendedora dos líderes para transformar o estado de uma indústria.
“A capacidade de arriscar e de encorajar as pessoas a arriscar, mesmo que a cultura no setor seja de evolução lenta. Pessoas com maneiras de pensar e opiniões diferentes. Isso faz a diferença.”
Na easypay, somos especialistas em ajudar as empresas a encontrar novas soluções de pagamento que suportam uma estratégia de transformação. Entre em contacto com a nossa equipa.