Pagar com um swipe. Aceitar a transferência com um clique. Os
pagamentos digitais já fazem parte da vida dos consumidores. Melhoram a experiência de compra, facilitam as interações e já são vistos como uma prioridade por muitos gestores.
Mas nem sempre foi assim. Ao longo dos últimos anos, e em especial desde o início da pandemia, a estratégia de pagamentos adotada por uma empresa tem vindo a ganhar relevância. Hoje, o valor dos pagamentos digitais é evidente para os líderes. Mas o que são exatamente os pagamentos digitais?
O que são pagamentos digitais
Os pagamentos digitais são a transferência de valor de uma conta para outra usando um dispositivo digital. Neste âmbito incluem-se, por exemplo, as transferências que partem de um smartphone ou smartwatch, verificadas num POS (Ponto de Vendas) ou num computador. Esta definição inclui pagamentos feitos com transferências bancárias e cartões de crédito ou débito.
De há uns anos a esta parte, o comércio tradicional tem vindo a aderir a estas formas de pagamentos digitais. O conceito Amazon Go, de supermercados sem caixa, é apenas um exemplo, como o MBWayv e as carteiras digitais. A tendência para os pagamentos digitais veio para ficar e traz várias vantagens tanto para o consumidor como para os comerciantes.
As vantagens para o consumidor e para os comerciantes
A procura do consumidor pelo imediato, e que é consequência da adoção do
mobile, está a mudar a forma como procuramos os produtos e como os compramos. Esta transformação levou ao crescimento dos meios de pagamento digitais, que muitos associam ao “novo normal”.
O advento dos Marketplaces foi outro fator importante no crescimento dos
pagamentos digitais. Um Marketplace não é mais do que um shopping online, em que o consumidor navega entre ofertas de várias marcas, num único local. O aumento de popularidade dos markeplaces digitais exige que os comerciantes repensem os seus modelos de negócio, canais de distribuição, e estratégia de pagamentos.
Todos os comerciantes e empresas enfrentam uma constante disrupção digital, que os leva a ter que investir em modelos de pagamento sem frição e com parceiros especialistas em soluções de pagamento.
A pandemia veio acelerar mais a importância dos pagamentos digitais. Quando a palavra confinamento entrou nas nossas vidas, assistimos a uma enorme mudança nas formas de distribuição dos bens, nos canais de venda dos comerciantes, e na forma como os consumidores consomem os bens. O que exige que as empresas reavaliem o seu modelo de funcionamento e, consequentemente o modelo de pagamentos.
O grande desafio durante a pandemia era continuar a responder às necessidades dos nossos clientes. Para isso tinhamos de encontrar uma solução de pagamentos digitais em segurança. – Margarida Rodrigues, Customer Payments Manager da Sonae
O POS tradicional no ponto de venda, e o dinheiro físico, têm sido
substituídos por smartphones, relógios, pulseiras. À medida que o consumidor vê melhorias na oferta dos comerciantes, começa a esperar o mesmo de todos. Torna-se mais exigente e quer mais eficiência.
O que o futuro reserva para os pagamentos digitais
Do lado dos pagamentos digitais, a inovação tem sido exponencial. Surgem as transferências em tempo real, as wallets digitais, os QR Codes, os NFC. Estas mudanças vêm desafiar as estruturas atuais e como se processam os pagamentos no retalho. Tudo porque a prioridade é melhorar a experiência do utilizador e fidelizá-los.
Assim, ganha importância a solução de pagamentos digitais que permita dar resposta às exigências do consumidor e necessidades das empresas e comerciantes. E este é o novo paradigma que se vai continuar a desenvolver ao longo dos próximos anos. As estatísticas de utilização de pagamentos digitais noutros países são reveladoras: na China, por exemplo, 74% da população realiza pelo menos uma transferência por dia com o smartphone. 92% refere ainda que os pagamentos digitais são o seu método preferido de realizar transações
Em Portugal ou na China, o desafio para os comerciantes é idêntico. Criar soluções que aumentem a usabilidade, que sejam mais user friendly e mais acessíveis.
A easypay é o parceiro de pagamentos digitais
É aqui que a easypay, como Instituição de Pagamento tem uma enorme vantagem competitiva. Flexível, ágil, rápida e baseada em tecnologia, consegue oferecer soluções inovadoras para necessidades específicas. Desta forma, contribui para o crescimento das vendas dos seus clientes, sendo assim o parceiro ideal para trabalhar.
Para nós, conhecer os desafios dos nossos clientes em toda a cadeia e
resolvê-los com tecnologia é o que nos move e o que nos faz crescer.
Neste caso de estudo, Margarida Rodrigues, Customer Payments Manager da Sonae, explica como a easypay ajudou um dos maiores retalhistas nacionais a desenvolver uma nova solução de pagamentos digitais. Uma necessidade muito específica que nasceu com a pandemia. A solução encontrada veio romper com o status quo no comércio tradicional, criando um centro comercial digital, que Hugo Ferreira, CEO, também destaca com entusiasmo. Veja o vídeo.
A easypay desenvolve soluções de pagamento inovadoras. Entre em contacto com a nossa equipa para saber o que podemos fazer pelo seu negócio. Comece hoje a aceitar os meios de pagamento preferidos dos portugueses.